[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A cada três meses, um evento reúne gestores municipais das capitais brasileiras com o intuito de promover integração e aperfeiçoar informações, projetos e idéias. A iniciativa é denominada Fórum Nacional das Secretarias de Administração das Capitais (Fonac) e teve sua 44ª edição realizada de 12 a 15 deste mês. Representando Aracaju, esteve o diretor geral de administração da Secretaria Municipal de Administração (Semad), José Martins Gonsalves.

“O objetivo maior do Fórum está na troca de experiências e no aproveitamento do que for de melhor. Lá discutimos aspectos que poderão ser úteis aqui para o município”, afirma José Martins, citando como exemplos desses pontos positivos o dimensionamento do quadro pessoal e a folha de pagamento em consignação, experiências aplicadas em Vitória (ES) e no Rio de Janeiro (RJ), respectivamente.

O principal alvo dos debates e diálogos tratou da gestão administrativa, que leva em consideração a compra de materiais e a contratação e encaminhamento de funcionários. Segundo o diretor de administração, Aracaju está bem avançada em alguns aspectos se comparada até mesmo às grandes capitais. Um deles, conforme Martins, é o pregão eletrônico, que embora alguns Estados maiores ainda nem tenham aplicado, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já utiliza há bastante tempo.

No decorrer do evento os participantes tiveram espaço para levantar temas que serão analisados no próximo Fonac. Aproveitando a oportunidade, o representante da administração municipal da capital sergipana lembra o quesito da gestão de patrimônio. “Foi uma idéia nossa que vai ser debatida no outro Encontro, pois é uma carência de quase todas as capitais. Hoje é fundamental você ter um cadastro dos bens, com locais e condições em que se encontram, e ainda fazer um monitoramento”, ressalta José Martins.

O 44º Fonac também ficou marcado pelo lançamento da primeira edição da Revista Fonac. E uma das reportagens que compõem a publicação foi produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da PMA. O texto é um dos destaques da revista e aponta os métodos aplicados pela Semad para solucionar o problema da realocação de servidores.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.