[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração (Semad) promoveu por meio do setor de Serviço especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), uma palestra para lembrar o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, que é comemorado hoje, 1° de dezembro. Destinada aos servidores municipais, a palestra ocorreu no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos e ressaltou também diversos assuntos relacionados à saúde.

Proferida por Rivaldo Joaquim de Melo, médico do trabalho e coordenador da perícia médica da Prefeitura de Aracaju, a palestra teve a meta de integrar os funcionários no novo complexo da prefeitura e também destacou o tema Gestão Pessoal de Saúde, que significa o conjunto de ações educacionais que possui como objetivo auxiliar o indivíduo a alcançar, através de suas próprias ações, um alto nível de saúde.

“A Gestão Pessoal de Saúde possui inúmeros benefícios para o cidadão como: empregabilidade, melhor saúde e estilo de vida, menores riscos cardíacos, diminuição da hipertensão, maior resistência ao estresse, redução do consumo de fumo e álcool, bem como maior motivação, maior auto-estima e maior eficácia no trabalho”, ressalta o médico.

Além disso, Rivaldo Joaquim mostrou aos servidores municipais dicas de saúde e um gerenciamento semanal, que pode ser feito pelas pessoas a fim de uma vida mais saudável. As dicas englobam alongamentos diários e freqüentes, em todos os momentos possíveis, consciência sobre a alimentação e ingestão de bebidas alcoólicas procurando manter os hábitos mais saudáveis, sono de boa qualidade sem insônia e acordando descansado.

Atividades físicas com exercícios voltados para a força e tônus muscular, atividades aeróbicas para aptidão física cardiopulmonar, queima de gorduras, diminuição de riscos cardiovasculares e aumento da resistência (caminhada, natação, bicicleta e outros), também foram destacados.

O médico, em uma apresentação de slides, mostrou aos servidores o ABCDAIDS, um projeto desenvolvido pelas coordenações Estadual e Municipal de DST’S/Aids do Rio de Janeiro. A apresentação tratou sobre assuntos, cuja palavras são iniciadas com todas as letras do alfabeto. “Está havendo um aumento nos casos de AIDS em públicos que até pouco tempo, não faziam parte de grupos de vulnerabilidade. A doença não está mais se proliferando somente em prostitutas e homossexuais e sim por toda a população”, frisa Rivaldo.

Para a servidora Marta Santos, a palestra mostrou muitos assuntos importantes para ser debatido em casa, com seus filhos. “Nós achamos que já conhecemos tudo, mas é muito importante participar de encontros como este, principalmente para ficar mais informada e conversar com os filhos, pois os jovens devem ser conscientizados de tudo isto. Tenho certeza que saí daqui mais informada”, afirma Marta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.