[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o início da atual administração que a forma de relacionamento entre a Prefeitura de Aracaju e os garis e margaridas têm sofrido melhorias. Hoje, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos – Emsurb – responsável pela limpeza da cidade, tem busca uma filosofia de valorização desse trabalhador, considerado como peça fundamental para a melhoria da qualidade da população.
Uma destas ações foi a construção da Casa do Gari, inaugurada no final do mês de agosto. Localizada na avenida Airton Teles, no bairro Industrial, o ponto de apoio possui armários individuais, banheiros, cozinha e uma sala, onde podem ser feitas as refeições. O local funciona todos os dias, das 6h às 23h. Diretamente, são beneficiadas com o projeto mais de 60 pessoas, entre garis e fiscais de limpeza.
No mesmo dia da inauguração, os trabalhadores receberam novos uniformes com as cores vermelha e cinza, equipamentos de proteção individual (botas e luvas), e material de trabalho (bicicletas e carrinhos de coleta). “É um sonho que se transformou em realidade. Com isso, alcançamos novos horizontes”, diz a gari Marlene Santos Cruz.

CAPACITAÇÃO
A Emsurb também tem se preocupado com a capacitação dos garis e margaridas. Com esse objetivo, iniciou um amplo processo de qualificação profissional com a realização de cursos voltados para a valorização pessoal, destinados também a todos os servidores da empresa.
Em parceria com a Lumiar, empresa de consultoria gerenciada por Anselmo Alves e Izamar Soares, consultores do Sebrae, a Emsurb está oferecendo os cursos de Motivação e Produtividade, Qualidade e Excelência no Atendimento e Gestão de Pessoas.
Inicialmente voltado para os garis e serventes, o curso de Motivação e Produtividade, com carga horária semanal de 15 horas, vem revolucionando o trabalho da Emsurb. De acordo com o consultor responsável pelo curso, Anselmo Alves, a atual gestão da empresa está quebrando paradigmas ao oferecer treinamento aos garis e serventes, profissionais que raramente são treinados e sofrem o estigma de trabalharem com o lixo.
“O forte do curso é mesmo o trabalho de motivação, etapa inicial em que a gente aprende a ganhar a confiança do pessoal. Tudo é feito de modo muito lúdico a fim de que eles se sintam à vontade para contar experiências e histórias de vida. Os cursos de Excelência no Atendimento e Gestão de pessoas só fazem sentido após este ciclo”, declara Anselmo Alves.
Os resultados do trabalho já começam a aparecer. De acordo com Anselmo, sempre que encerram o grupo os profissionais se sentem mais fortalecidos e demonstram vontade em se qualificar melhor, o que contribui para que eles realizem melhor seu trabalho. “Nós da Lumiar ficamos encantados com a iniciativa da Emsurb, percebemos que é, de fato, uma gestão diferenciada, preocupada com a pessoa que antecede o profissional”, conclui Anselmo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.