[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para os estudantes de nível médio e superior, o estágio é a alavanca que impulsiona o ingresso no mercado de trabalho. Na Prefeitura de Aracaju, o convênio Estágio Cidadão garante a esses futuros profissionais a ponte necessária entre o conhecimento adquirido em sala de aula e o exercício prático da carreira que escolheram. Somente no ano passado, 437 novos estagiários foram distribuídos nas diversas secretarias e órgãos municipais.

A gestão do prefeito Marcelo Déda idealizou, em 2003, o convênio Estágio Cidadão, firmado entre a instituição de ensino superior ou técnica conveniada e a prefeitura municipal. “Antes do convênio, cada secretaria fazia o contrato direto com a instituição. Após a assinatura do convênio, esse contrato é feito pela prefeitura e esta encaminha os estagiários para o órgão”, diz o coordenador do setor de estágios da PMA, vinculado à Secretaria Municipal de Administração (Semad), Eurico Mendonça. “Unificando os procedimentos de contratação, facilitou o critério de seleção e a análise curricular. Os estudantes com melhor performance são recomendados”, enfatiza.

A Central de Atendimento ao Servidor Municipal, na Semad, é o ponto de partida do estudante que busca uma oportunidade de estágio na Prefeitura de Aracaju. “Ele precisa ter cursado no mínimo 30% dos créditos, trazer xerox de RG, histórico escolar, currículo e uma foto 3×4 para então dar entrada à documentação aqui”, destaca a chefe do setor, Tânia Vieira. Além disso, a instituição de ensino deve estar conveniada à PMA.

Com os documentos em mãos, o estudante de Administração Wagner Nascimento, 26, efetuou na manhã de hoje, 1o, o seu cadastro. “Estava procurando um estágio e soube, através de um amigo, que a prefeitura oferece essa oportunidade exatamente como eu queria”, diz.

Diferencial
O estágio da PMA apresenta carga horária de quatro horas por dia, bolsa de 1,3 vezes o salário mínimo (cerca de R$ 320,00) para quem tem de 30 a 50% do curso concluído ou 1,5 vezes (R$ 360,00) para os estagiários acima de 50% dos créditos cursados. “Para mim fica pesado trabalhar o dia todo, já que estudo à noite. Se eu conseguir o estágio na prefeitura vai ser bom, porque é apenas um período e tenho o outro para estudar e investir em cursos”, destaca Wagner.

“Meu objetivo maior é aprender. Hoje em dia é muito difícil conseguir emprego fixo sem experiência. Alguém tem que começar de algum lugar, acho que a prefeitura é um bom lugar para começar”, afirma. A Universidade Federal de Sergipe, onde estuda, é uma das instituições de ensino conveniadas. Além da UFS, a Universidade Tiradentes (Unit), Fanese, São Luís, Pio Décimo e UVA firmaram convênio com a PMA.

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) é a única escola de nível técnico conveniada. “No caso do nível técnico, o estagiário recebe um salário mínimo. Outras escolas podem nos procurar para convênio, para isso é preciso que estejam regularizadas com o Ministério da Educação”, informa Claudionora Cirilo, do setor de estágios.

Aprendizado
Para os estudantes que já atuam nas secretarias ou órgãos da administração municipal, o estágio representa um eficaz instrumento de aproximação entre teoria e prática. “A prática é onde a gente realmente aprende. Estou aqui há mais de um ano e já aprendi muita coisa”, destaca o estagiário e estudante de informática da Unit, Roberto Mendonça, que atua no CPD da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Ao ser designado para uma experiência de estágio na PMA, o estudante assina o termo de compromisso de estágio, que prevê um ano de experiência com renovação por mais um período de 12 meses.

“Me sinto satisfeita e motivada com esse estágio. Gosto de trabalhar em campo, ter contato com as pessoas e aqui tenho essa oportunidade”, destaca a estudante de Serviço Social da Unit e estagiária da Semasc, Ana Lídia Nascimento, 23. Acompanhada diariamente por uma assistente social da secretaria onde trabalha, ela ressalta a importância do estágio supervisionado por um profissional da área. “Ainda não sou formada, por isso preciso ser acompanhada. Se não tiver alguém me supervisionando, não tenho como saber se o que faço está certo ou errado”, diz.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.