[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ao contrário de pichações e publicidades agressivas, muros de estabelecimentos comerciais da capital sergipana ganham verdadeiras obras de arte produzidas por grafiteiros. Após concurso realizado pela Empresa Municipal Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com a Casa das Tintas, vários desenhos de cunho educativo e de entretenimento compõem o cenário em alguns pontos da cidade.

No muro do Drive In próximo ao Farol da Coroa do Meio, produções artísticas relacionadas ao cinema foram estampadas, causando boa visibilidade para quem passa pelo local. “É bem mais agradável passar e poder observar bons trabalhos artísticos do que uma série de símbolos e frases desnecessárias, que só agridem a visão da população”, afirma a estudante Paula Santos, 19, ao passar pela localidade.

O incentivo da Prefeitura de Aracaju em promover a arte da grafitagem visa diminuir a poluição visual causada por diversas publicidades e pichações nos mais variados muros da cidade. Além de estimular a produção artística dos grafiteiros que, em muito contribuem para um melhor aspecto visual em locais de toda a cidade.

Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, o objetivo é substituir as pichações por desenhos de cunho cultural. “Este trabalho deve servir de lição para aqueles que tentam reduzir a cidade a uma simples ‘mercadoria’, onde qualquer coisa pode ser vendida”, disse referindo-se às publicidades pintadas nos muros da Aracaju.

“Ficou muito interessante e melhor para quem passa pela frente dos locais que hoje dão lugar a verdadeiras obras de arte, ao invés de coisas sem sentido”, declara a aposentada Pureza Nunes, apreciando os desenhos cinematográficos dos artistas que participaram do concurso de grafitagem, realizado no dia 18 de abril desse ano.

Sempre passando em frente ao Drive In, na volta para casa, Paulo Sérgio, 30, operador de máquinas, diz ser agradável a vista de grandes pinturas coloridas instaladas na parede do estabelecimento. “Ficou muito bonito, bem elaborado, oferecendo um novo aspecto à cidade que acolhe a todos. Essa atividade faz com que turistas fiquem admirados com a limpeza e harmonia da capital”, afirma.

“Mais uma vez o nosso prefeito Marcelo Déda está se preocupando em valorizar a cidade nos termos de limpeza e chamar a atenção de turistas. E os artistas estão de parabéns”, declara Yasmin Costa, 23, estudante administração.

Industrial
Na orla do bairro Industrial também são encontradas diversas produções artísticas que resgatam a cultura sergipana em forma de grafitagem. Comidas típicas, festejos juninos e Pré-Caju são alguns temas trabalhados por oito artistas que se revezaram para a conclusão dos muros em frente ao mais novo ponto turístico de Aracaju. “Buscamos resgatar mais o folclore sergipano, valorizando a cultura e a história local”, afirma o artista plástico Anderson Lima.

A realização dessa atividade visa colaborar para a revitalização e embelezamento da área, proporcionando uma boa visibilidade para quem visita o local, além de evitar pichações indevidas. “O espaço também é muito importante para a divulgação e valorização do artista sergipano”, comentou o artista plástico Luciano Lima, ressaltando que tanto a população quanto os turistas elogiaram o trabalho quando ainda estavam sendo desenvolvidos. .[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.