[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Prestar uma homenagem a Mãe Nana é preservar a memória inesquecível de uma das mulheres mais significativas que Sergipe já teve. Ela é um símbolo de luta e resistência do povo afro-brasileiro”. A declaração é do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, durante a homenagem que a prefeitura realizou ontem, dia 04, a Erudina Nobre dos Santos, a Mãe Nana, uma das mais importantes mães de santo de Sergipe. A solenidade ocorreu no terreiro Abacá São José, localizado no bairro América. Na oportunidade, o prefeito descerrou a placa comemorativa pela passagem dos cem anos de iniciação de Mãe Nana.
Estiveram presentes também ao evento os secretários municipais Silvio Santos (Orçamento Participativo), Osvaldo Nascimento (Emsurb), Conceição Vieira (Fundat), José de Oliveira Júnior (Recursos Humanos), Nilson Lima (Finanças), Francisco dos Santos (Funcaju), Pedro Lopes (Chefia de Gabinete) além de outras autoridades e lideranças comunitárias.
O prefeito Marcelo Déda aproveitou a oportunidade para falar da importância da cultura negra para a formação do povo brasileiro. “Mesmo tendo que conviver com a mais desumana das situações, que foi a da escravidão, em que se tirou do homem a liberdade em troca de muita humilhação, os negros que chegaram a esse país tinham tudo para deixar como herança a raiva, a vingança e o ódio. Mas, ao invés disso, trouxeram-nos como legado a luta, a resistência e, sobretudo, a alegria. As danças afro-brasileiras são o que nós temos de mais alegre, criativo e rico na cultura brasileira”, enfatizou Déda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.