[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai formar 447 alunos do Programa Brasil Alfabetizado hoje, terça-feira, às 16 horas, no Teatro Tobias Barreto. Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Semed, Isabel Cristina, o Programa tem como objetivo erradicar o analfabetismo. “A satisfação é imensa porque sabemos da qualidade do trabalho que foi feito. São pessoas que realmente criaram uma visão crítica de mundo. Eu tenho ouvido relatos de alfabetizandos que trocaram todos os documentos para tirar o nome analfabeto, porque agora eles já sabem escrever”, informa.

O Programa é desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju e Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), e beneficia jovens, a partir de 15 anos, adultos e idosos. “O alfabetizador é da comunidade e a escolaridade mínima é de nível médio. O próprio alfabetizador é responsável pelo cadastro de 25 alunos, no máximo, e 15 alunos, no mínimo”, explica a coordenadora.

Segundo ela, cabe à Secretaria assessorar todas as ações do Programa. “A gente cadastra os alfabetizadores e faz todo um monitoramento pedagógico. Os alfabetizadores têm uma formação inicial antes de começar as aulas, de 30 horas, e temos a formação continuada. Temos encontros semanais de quatro horas-aula e nós fazemos visitas semanais nessas turmas”, afirma.

Estão sendo concluídas 41 turmas. O curso tem duração de seis meses e a carga horária é de duas horas-aula, de segunda a sexta-feira. A avaliação dos alunos é feita durante todo o curso. “Nós recebemos mensalmente atividades desses alunos. Ao final, os alunos já estão lendo, escrevendo textos simples, mas com coerência e coesão”, conclui. Isabel informou ainda que está sendo esperada uma nova resolução do MEC para saber o que ela estabelece e só então começar a formação de novas turmas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.