[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Muitos moradores dos bairros Santa Maria e Coroa do Meio estão tendo a oportunidade de fazer diversos cursos profissionalizantes. Isso graças ao convênio firmado entre a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), que disponibiliza todo o espaço físico e material para a realização dos cursos.

Injeção eletrônica, ajustador mecânico, torneiro mecânico, mecânica básica industrial, mecânica convencional de veículos leves, mecânica montador de gás, worl e excel avançados, técnicas em vendas, atendimento ao cliente, costura industrial, armador de ferragens e assentador de revestimento mecânico. Esses são os cursos profissionalizantes que estão sendo ofertados.

Ao todo são 22 turmas formadas nas mais diversas áreas de formação profissional, nas três unidades do Senai espalhadas pela cidade. De acordo com a coordenadora de educação da Fundat, Marta Rocha, a disponibilização desses cursos integra o projeto Técnico Social que está sendo realizado no bairro Santa Maria e na Coroa do Meio através de uma outra parceria com a Caixa Econômica Federal.

PINTOR DE OBRAS

Um novo curso está sendo ofertado a moradores do bairro Santa Maria. Dessa vez 18 jovens estão tendo a oportunidade de conhecer a profissão de pintor de obras. O curso que começou no dia 10 de novembro tem a carga horária de 60 horas será ministrado em 15 dias, com aulas pelo turno da manhã de segunda à sexta-feira.

De acordo com o professor da turma, Genilson José, os alunos deram inicio às aulas práticas. “Durante uma semana os aprendizes tiveram aulas teóricas, onde puderam conhecer mais sobre segurança, saúde e meio ambiente. Além disso, eles tiveram contato também com as habilidades básicas dessa profissão”, disse.

Genilson informou também que os alunos aprenderão de forma geral todo o sistema de pintura habitacional. “Com as aulas práticas, eles aprenderam a trabalhar com PVA, acrílico, esmalte sintético e texturas em madeira, parede e ferro”.

Confiante no trabalho realizado pela turma, o professor se diz satisfeito e garante que formará profissionais aptos ao mercado de trabalho. “Essa é uma turma bem interessada e atenciosa, tenho certeza que ao final do curso eles estarão aptos a ingressarem no mercado de trabalho, prestando um bom serviço”, destacou.

A turma conta ainda com a participação de duas mulheres. “Fazer esse curso além de ser uma excelente oportunidade de aprender uma profissão é também uma forma de mostrar que as mulheres têm capacidade de atuar nessa área. Sem dúvida vamos atuar no mercado de trabalho com muito profissionalismo”, disseram as alunas Claudia Correia e Marleide dos Santos.

OUTROS CONVÊNIOS

Outra turma de pintor de obras iniciou suas atividades na manhã de hoje na sede do Senai. Essa nova turma é formada por 20 pessoas que cumprem penas alternativas determinadas pela Justiça e que através de convênio firmado entre o prefeito Marcelo Déda e a presidenta do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), desembargadora Marilza Maynard Salgado, terão a oportunidade de reintegração à sociedade com atendimento psicossocial e cursos de capacitação profissional.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.