[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o ano passado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está desenvolvendo um trabalho intensivo para evitar possíveis alagamentos na cidade, em função das chuvas que são esperadas para os próximos meses. As ações preventivas da Prefeitura são concentradas na recuperação e implantação de galerias de drenagem de ruas, limpeza e desobstrução de rede tubular, poços de visita e bocas de lobo.

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, a importância desse tipo de serviço é evitar que o período chuvoso cause maiores transtornos à população com o escoamento das águas pluviais. “Como temos de nos prevenir para possíveis índices pluviométricos altos, estamos colocando a Emurb em estado de alerta e realizando esses serviços preventivos. A prevenção evita que tenhamos transtornos de última hora”, acrescenta.

A Emurb produziu um mapa onde foram identificados os pontos críticos de alagamentos em toda a cidade. Com esse diagnóstico, foi possível elaborar um cronograma de trabalho para que as equipes de drenagem executassem obras e serviços nesses locais. Um efetivo de aproximadamente 80 homens e dois caminhões equipados com sistemas de desobstrução opera diariamente em vários pontos da cidade. Um dos caminhões é equipado com sistema pneumático de alta pressão que, através de jatos, elimina a maioria dos detritos que obstruem a passagem da água. O outro caminhão dispõe de um potente sistema de sucção que, aliado ao trabalho realizado pelos operários, desentope as grelhas, tubulações e poços de visita que compõem o sistema de drenagem da capital.

Diversas obras e serviços já foram realizados nesse período e outros estão em execução. A Emurb já conseguiu eliminar pontos de alagamento em diversos bairros da capital, a exemplo da avenida Ivo do Prado, ao lado da praça Ignácio Barbosa, onde foi implantada uma nova tubulação de drenagem. Dos pontos mapeados na cidade, as equipes da empresa já atuaram nos últimos 30 dias nas ruas Acre (Siqueira Campos), Siriri (Centro) e Rafael de Aguiar (Pereira Lobo) e nas avenidas Visconde de Maracaju (Santos Dumont) e Oceânica (Atalaia) . Estão programadas ações em diversas outras localidades.

Os alagamentos ocorrem com maior freqüência em locais perto do Centro da cidade e das feiras livres. O presidente da Emurb, engenheiro Valmor Bezerra, pede à população para evitar jogar lixo nas ruas, uma vez que esse é um dos fatores que mais contribuem para a obstrução dos canais e bocas de lobo. “O nosso grande objetivo é contar com a compreensão de todos os cidadãos para que colaborem com o bom funcionamento da drenagem, evitando descartar lixo incorretamente. É inadmissível que continuemos a retirar móveis velhos, sofás, pneus, animais mortos, dentre outros objetos dos sistemas de drenagem, já que contamos com a coleta regular de lixo em toda a cidade. Os cidadãos devem ser os nossos maiores fiscais”, enfatiza o presidente da Emurb.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.