[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Não é novidade que Sergipe possui um dos maiores festejos juninos do Nordeste, sendo Aracaju a principal porta de entrada para as demais cidades do Estado onde o período é igualmente comemorado. Por conta disso, como acontece todos os anos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), está preparando uma recepção especial para o público que vem prestigiar o Forró Caju.

Este ano, uma parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo (Setur), vai operacionalizar o receptivo aos turistas já no Aeroporto. De acordo com a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, a Setur está decorando o aeroporto, deixando-o com a cara do São João de Sergipe. “A gente vai partilhar o posto de informações com o receptivo. A Setur ficará responsável pela organização durante a primeira quinzena e a Funcaju, durante os outros 15 dias”, informou a diretora.

Essa parceria também foi estendida para outra tradição do período junino na cidade, que é a Marinete do Forró, voltada também para o visitante de outras cidades e Estados. “A Marinete tem uma programação da qual a comunidade local também pode participar, mas que é feita com o foco no turista. Ela começou a circular no dia 1º de junho e só pára no dia 30. De 1º a 14 vai ser patrocinada pela Setur e de 15 a 30 pela Funcaju”, explicou.

A Marinete vai circular diariamente, totalmente decorada, com o trio pé-de-serra comandado por Robertinho dos 8 baixos, filho da cantora Clemilda, além do guia de Turismo Paulo César de Oliveira, que trabalhou ano passado e possui grande experiência na condução dos turistas da Marinete.

Itinerário da Marinete do Forró

A Marinete do Forró passa por todos os hotéis da orla da Atalaia, segue até o hotel Parque dos Coqueiros, volta no sentido avenida Beira Mar-Centro da cidade. Faz uma primeira parada no mirante da 13 de Julho, depois segue até os mercados municipais, fazendo mais uma parada. Será apenas um passeio por dia, saindo do Hotel da Costa, a partir das 14 horas.

“A proposta da Funcaju é que já tenha atividades no Arraial a partir das 15:30 horas, para que os turistas possam prestigiar a programação. Saindo de lá, passa pela orla do Bairro Industrial, com uma parada no Centro de Artesanato Chica Chaves e segue em direção à colina do Santo Antônio. Depois a Marinete desce, passando pelo centro histórico, pela praça Olímpio Campos, com parada no Centro de Turismo, onde eles poderão ver a feirinha de artesanato, a Catedral Metropolitana, a Galeria de Arte Álvaro Santos, enfim, os principais pontos turísticos da cidade”, detalhou Tanit Bezerra.

De volta à orla, a Marinete passa pela Coroa do Meio, fazendo mais uma parada no ‘Arraial do Povo’, já no fim da tarde. “Esse projeto existe desde 2001 e esse ano tivemos a parceria do Governo do Estado. Outro parceiro é a Viação Progresso, que disponibiliza o ônibus, que é uma jardineira, com motorista e combustível. A Marinete do Forró já virou tradição. Tem grupos que vêm de outros Estados, da Bahia principalmente, e que já ligam para saber se vai ter, reservam, querem participar”, destacou a diretora de turismo.

Divulgação

A atração de grande número de visitantes para o Forró Caju é, em parte, devida à divulgação do Forró Caju durante os anos anteriores. Para a edição de 2007 da festa, não foi diferente. De acordo com o diretor de Marketing e Multimeios da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Rafael Galvão, em relação ao ano passado, houve um crescimento na divulgação dos festejos da capital sergipana.

“Houve um incremento significativo, tanto no orçamento total da festa, que cresceu bastante em termos de investimento, como também em termos de ocupação de espaço de mídia. Localmente, a gente está divulgando em todas as mídias possíveis, Tv, rádio, outdoor, jornal, cartaz, folders e panfletos. Estamos implantando algumas outras ações de marketing, além de divulgar também em outras capitais, como Maceió e Salvador”, informou.

Esse trabalho de divulgação começou há cerca de 15 dias com o teaser que foi veiculado na televisão. “Desde o dia 1º de junho, está no ar o comercial do Forró Caju 2007, com ‘jingle’, além de outras peças, como outdoors”, explicou Galvão, acrescentando que a campanha vai prosseguir até o final da festa. “A gente dividiu em quatro fases: na primeira, com o ‘teaser’; a segunda foi institucional, apresentando a festa; na terceira, a gente vai anunciar todos os dias comerciais diferentes com a programação; e finalmente depois que a festa acabar vamos colocar algumas peças agradecendo a participação do público, porque na verdade quem faz o Forró Caju é ele”, completou o diretor.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.