[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, realizou no bairro Lamarão, o “Mutirão da Beleza”. Iniciada em janeiro deste ano, a ação tem como objetivo aumentar a auto-estima das pessoas de baixo poder aquisitivo da comunidade. A funcionária da secretaria, Maria Lourdes dos Santos, juntamente com os alunos da sua escola de cabeleireiro, realiza corte de cabelo gratuito.
O trabalho acontece todas as quartas-feiras em um centro comunitário diferente. Nesta ocasião, o mutirão foi realizado no centro Carlos Fernandes de Melo, no Lamarão. Segundo a chefe do Departamento de Assistência Social da SMASC, Luzia Dantas Nascimento, a iniciativa surgiu com o intuito de contribuir para a felicidade das pessoas. “A faixa etária das pessoas que vão ao mutirão é variada. Primeiro vai uma pessoa, gosta do serviço e chama a família e os amigos”, acrescenta Luzia Dantas.
Desde o inicio do mutirão, 3.886 pessoas já foram beneficiadas nas 22 comunidades de Aracaju que já foram visitadas pelo programa. Por semana, são realizados cerca de 130 cortes de cabelo. “Eu já trabalhava na prefeitura quando abri a escola de cabeleireiro. Entrei em contato com a secretária, Maria da Conceição Vasconcelos, para ajudar de alguma forma”, diz a professora Maria de Lourdes dos Santos. Segundo ela, essa é a forma que ela encontrou para ajudar as comunidades mais carentes.
Uma semana antes, é realizada a divulgação nos centros para que um maior número de pessoas da comunidade possa comparecer. A dona de casa Maria Nazaré da Silva sempre comparece ao mutirão. Moradora de invasão e com cinco filhos, ela afirma que só corta o cabelo quando a equipe de cabeleireiros vai ao centro. “Aqui é melhor que no salão. É de graça, quem é que não gosta? À tarde vou trazer minhas duas filhas”, afirma Maria Nazaré.
A servente Maria José Anair Bezerra, 57 anos, participa pela terceira vez do mutirão. “Como eu mudei de bairro já estava preocupada como ia cortar o cabelo. Hoje passei por aqui e vi a equipe do mutirão. O trabalho deles é ótimo”, diz Maria José Bezerra, que se tornou amiga da professora.
Durante o mutirão, a equipe corta o cabelo das crianças da creche, com a autorização dos pais, e do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – dos centros. “Esse trabalho é uma ajuda recíproca entre eu e a prefeitura. É um prazer trabalhar nas comunidades carentes. Essa é uma forma de não esquecer minhas origens”, afirma a professora, que quando criança viveu em um orfanato e foi empregada doméstica antes de trabalhar na PMA.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.