[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, é considerado de grande importância para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Através do Programa Saúde Mental, o Município vem se empenhando na busca e execução de novas formas de conceber atendimento aos portadores de transtornos mentais. A implantação de serviços substitutivos a rede hospitalar, dos quais os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) servem de grande exemplo, representam um marco na luta para a reforma psiquiátrica em Aracaju.

Hoje, a Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju é composta por cinco CAPS, além de três Ambulatórios que são referência em Saúde Mental: as Unidades de Saúde da Família (USF) Sinhazinha, localizada no bairro Grageru; a USF Francisco Fonseca, no bairro 18 do Forte; e a USF Onésio Pinto, no Jardim Cenenário.

A meta principal do CAPS é a integração social, o direito à liberdade e cidadania. Situando-se fora do manicômio, os CAPS oferecem acolhimento, vínculo, responsabilização e produção de autonomia. Através de atividades terapêuticas, individual e em grupo, atividades externas, como passeios e outros eventos, e oficinas de reabilitação, com atividades culturais e esportivas, os CAPS se constituem como importantes centros para inclusão social de indivíduos com transtornos mentais.

Além dos CAPS, Ambulatorios Especializados e Centros de Referência para Crianças e Adolescentes também integram a rede de atenção psicossocial de Aracaju. “A nossa proposta e filosofia é a de responsabilização da família. O usuário deve ser tratado em liberdade, de preferência em casa com a ajuda familiar”, explica a assistente social do CAPS Liberdade, Geovânia Santos.

Atualmente o CAPS Liberdade, localizado no bairro São José, desenvolve um total de 23 oficinas, além de grupos terapêuticos, onde cerca de 680 usuários estão cadastrados, embora apenas 340 estejam participando com freqüência.

Gincana
Amanhã, dia 19, acontece no Mirante da 13 de Julho a etapa final da I Gincana Inter Caps “Invadindo a sua praia”. Desde o dia 26 de abril, todos os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial estão empenhados em realizar as atividades que compreendem a gincana. O evento está previsto para iniciar às 14 horas e contará com apresentação de tarefas como dança, competições esportivas e muita música.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.