Prefeitura de Aracaju dá posse a 40 conselhos locais de saúde
O calendário de posse iniciou no dia 1° de outubro com a posse dos conselheiros das unidades de saúde Madre Tereza de Calcutá, Irmã Caridade e Elizabeth Pita. A cada dia são quatro novos conselhos instalados com uma média de 06 pessoas em cada um deles.
O Controle Social, conquista popular na Constituinte de 88, na saúde de Aracaju resumia-se ao Conselho Municipal de Saúde, cujo mandato encontrava-se prorrogado por decreto, por não ter sido possível sua eleição na V Conferência. Como a atual administração da Prefeitura Municipal tem na participação popular um dos pilares do seu projeto, uma das primeiras medidas foi resgatar essa parceria na discussão política de saúde.
Assim a VI Conferência Municipal de Saúde pautou as necessidades reais dos usuários e definiu o modelo assistencial a ser implantado. Nas 40 pré-conferências realizadas, nos meses de maio e junho, foram discutidos os problemas de cada unidade de saúde, eleitos os delegados da Plenária Final e eleitos os conselhos locais.
Em todo processo a participação popular chegou a 4 mil pessoas, o que além de garantir a legitimidade, mostrou a necessidade de avançar na ampliação do controle social, espandindo-se além das deliberações do Conselho Municipal de Saúde.
Na tarde da última terça-feira, dia 02, o secretário municipal de saúde Rogério Carvalho deu posse a dois conselhos, o da Unidade de Saúde da Família Osvaldo Leite, no bairro Santa Maria, e o da Unidade de Saúde João Bezerra no povoado Areia Branca. Nas duas oportunidades, o secretário lembrou de que cada um dos novos conselheiros estaria assumindo junto com os profissionais e com a SMS a responsabilidade pela gestão da unidade. “Mais do que fiscais, vocês agora são sujeitos da administração da saúde pública de Aracaju. A partir de agora somos co-responsáveis por este posto” disse ele.
Na quarta-feira foi a vez da diretora de saúde Cláudia Menezes dar posse ao Conselho do Hugo Gurgel no bairro Coroa do Meio. A unidade está animada com as mudanças que a prefeitura começa a operar no bairro e acredita que vários problemas de saúde serão resolvidos a partir delas.
Os membros do Conselho Municipal de Saúde estão acompanhando todas as solenidades de posse. De acordo com a secretária executiva do Conselho ,Maria Lucineide Barreto, este tem sido um momento ímpar para várias comunidades. “Algumas preparam verdadeiras festas, se sentem importantes enquanto participantes do debate democrático que a Prefeitura de Aracaju tem tornado possível no campo da saúde”, esclarece animada.
Confira os Conselhos que serão empossados esta Semana
Dia 08/10
10h – Conselho Local do CAIC – b. Getúlio Vargas
C. L do Centro de Saúde Cândida Alves – b. Santo Antônio
16h – C. Local do Centro de Saúde D. Jovem – b. Industrial
C. Local do C.S. Francisco Fonseca – b. 18 do Forte
Dia 09/10
10h – Conselho Local do C.S. Adel Nunes – b. América
C. Local do C.S. Walter Cardoso – B. Veneza
16h – C. Local do C.S. José Augusto Barreto – b. Japãozinho
C.L. do Centro de Saúde José Quintiliano da Fonseca – b. Getimana
Dia 10/10
10h – Conselho Local do Posto de Saúde do Coqueiral
Conselho Local do Centro de Saúde do Porto Dantas
16h – C.L. do C. de Saúde Edézio Vieira de Melo – b. Siqueira Campos
C.L do Centro de Saúde João Cardoso do Nascimento – b. Siqueira Campos
Dia 11/10
10h – Conselho Local do Centro de Saúde Onésimo Pinto – b. Jardim Centenário
C. L. do Centro de Saúde Lauro Dantas Hora – b. Jardim Centenário
16h – C.L. do C. de Saúde Renato Mazze Lucas – B. Santos Dumont
C. L do Posto de Saúde Carlos Fernandes de Melo – b. Lamarão
Dia 15/10
10h – Conselho Local do Posto de Saúde João Oliveira Sobral –b. Santos Dumont
C.L. do P. de Saúde Carlos Hardman Côrtes – b. Soledade[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]