[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Servidores iniciaram, na manhã de hoje, dia 9, mais um curso de capacitação na área de compras públicas. O secretário municipal de Administração, José de Oliveira Júnior, participou da abertura do curso, que, dessa vez, teve o objetivo de formar pregoeiros. Ministrado pelo professor Cláudio Barreto, da Esaf – Escola de Administração Fazendária -, órgão do Ministério da Fazenda, o curso foi aberto pelo diretor da entidade para os Estados da Bahia e Sergipe, Reginaldo de Brito, e por representantes da Caixa Econômica e do Ministério da Fazenda.

Oliveira Júnior ressaltou que a realização desse curso é a continuidade de um projeto que busca qualificar os servidores municipais para atuarem em novos procedimentos no que se refere a compras públicas. “A maioria dos servidores presentes já participou de outros cursos oferecidos pela Semad – Secretaria Municipal de Administração -, a exemplo dos oferecidos sobre Licitações, Contratos, Pregão e Sistema de Registro de Preço”, afirmou.

O professor Cláudio Barreto acredita que a iniciativa da Prefeitura de Aracaju em investir no pregão (tanto presencial, quanto eletrônico) poderá reduzir os custos finais com as compras do município em 20%. “Além da economia, o pregão é uma ferramenta capaz de facilitar o trabalho dos servidores, tornando o procedimento mais transparente e ágil”. E continua: “Um processo de pregão demora, em média, 40 dias. Para uma concorrência, a média é de nove meses”. O professor já ministrou curso para servidores de prefeituras como Salvador, Vitória, Fortaleza e Juiz de Fora.

Ciclo de atividades

Durante o evento, que vai até sexta-feira, dia 13, os participantes terão ainda um treinamento com técnicos da CNM – Confederação Nacional de Municípios – para conhecer o sistema eletrônico de compras públicas oferecido por essa entidade, e conhecerão o sistema de gestão de materiais , idealizado por técnicos da Semad. “Com essas atividades, estaremos finalizando um ciclo, já que várias mudanças foram efetuadas, tanto nos procedimentos e normas internos da prefeitura, quanto nos sistemas de informação e, principalmente, no treinamento dos servidores. Agora, além da preocupação com as compras, estamos também reorganizando o processo de distribuição e guarda de materiais e almoxarifado”. Um ciclo, que segundo o secretário, começou com a expedição do decreto nº 364, de setembro de 2001. “Tivemos muitas mudanças no processo normativo. Além do decreto 364, houve ainda a expedição do decreto nº 080 e já estão sendo elaborados os decretos que estabelecem o pregão na Prefeitura de Aracaju e o que irá estabelecer a rotina para procedimentos de gestão de materiais”.

O secretário demonstrou ainda a preocupação em informar também os empresários que vendem para o setor público. “Não adianta investirmos apenas nos servidores. Temos que pensar também no outro lado”. Para isso, a Semad está projetando a realização de um treinamento específico para esse público. Oliveira Júnior anunciou ainda a inclusão de Aracaju, juntamente com outras capitais importantes, no portal cidadecompras (www.cidadecompras.com.br), site de onde serão disparados os leilões para aquisição de bens e serviços de uso comum requisitados pelo município. “Todas as secretarias da administração direta poderão utilizar esse sistema já a partir do próximo ano, assim como as entidades da administração indireta, como Emurb e Emsurb”, explica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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