[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – , implanta até o final de dezembro, mais 21 equipes do Programa de Saúde da Família. Em apenas um ano de trabalho, 34 novas equipes foram disponibilizadas para atender à população.
Os bairros Sol Nascente, Getúlio Vargas, Japãozinho, Santo Antônio, Bugio e o Santos Dumont contarão com novos médicos, enfermeiros, assistentes sociais e dentistas. “Isso significa que conseguimos avançar na implantação de um modelo assistencial mais uniforme, possibilitando desenvolver um serviço de qualidade”, declara a coordenadora de Atenção Básica da SMS, Cláudia Meneses.
A coordenadora afirma ainda que a meta da secretaria era terminar o ano com 50% de cobertura de equipes do PSF atuando nas unidades de saúde. Entretanto, o resultado superou as expectativas e, em janeiro de 2002, Aracaju já terá um índice de mais de 60%. “Os bons resultados são conseqüência de um grande envolvimento dos técnicos da secretaria em querer proporcionar um bom serviço na saúde municipal”, declara.
Segundo Cláudia Meneses, até junho do próximo ano 92% da capital sergipana terá o atendimento das equipes do PSF. ”Aracaju será a primeira cidade no Brasil a conseguir alcançar essa meta”, disse a coordenadora de Atenção Básica.
A grande aceitação do PSF pode ser medida no depoimento da usuária Maria Cristina Vieira. Ela acredita que o programa só trouxe benefícios à comunidade. “Quando começaram a implantar o PSF no bairro não pensei que fosse algo tão importante. Agora sei que a unidade de saúde está disponível para ajudar a mim e à minha família”, disse.
Um dos grandes méritos do Programa de Saúde da Família é melhorar a qualidade de vida. A enfermeira do programa no bairro São Conrado, Tereza Porto, convive com esta realidade todos os dias. “Não tratamos apenas do doente. Temos um papel primordial evitando doenças. Os médicos e enfermeiros sentem que cada vez mais estamos próximos da comunidade”, declara.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.