[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), está apoiando a oficina ´Museus e Turismo´, que está sendo promovida pelo Museu do Homem Sergipano (MUHSE), em parceria com o Ministério da Cultura. O evento está acontecendo em Aracaju desde ontem, quarta-feira, até amanhã, sexta-feira.

Segundo a diretora do MUHSE, Terezinha Oliva, ´Museus e Turismo´ conta com uma carga de 20 horas distribuídas entre aulas e trabalhos práticos. O foco é o turismo como fenômeno espacial, econômico e as políticas públicas para a área, além da inserção com o turismo cultural, por isso da participação dos museus.

De acordo com Terezinha, o MUHSE vem tentando ampliar o seu público, procurando manter contato com o setor turístico. “Sabemos que o Estado está se preparando para ingressar nesse ramo de atividade explorando suas potencialidades. Então, compreendemos que os museus têm um papel importante, pois vão tornar o turismo também uma ação educativa e reflexiva”, analisa Terezinha Oliva.

Para a diretora, na hora em que for colocada à disposição do turista um roteiro de exposições que trata da experiência histórica e cultural do Estado, o visitante vai poder encarar com outros olhos a cidade.

A diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, disse que apoiar iniciativas como essa é importante, pois reflete na potencialidade turística de Aracaju. “Hoje as pessoas viajam não só para olhar o prédio, a praia e ir embora, mas para interagir, conhecer a cultura do lugar”, reflete Tanit.

A PMA tem um Museu de Rua, que é exposto na Ponte do Imperador, com a maquete que retrata a cidade na década de 1940; o Memorial da Bandeira, que reporta os símbolos cívicos do país, Estados e municípios; uma maquete representando o Estado de Sergipe, e seus 75 municípios com a bandeira de cada um deles e informações básicas de cada lugar. Também os Memoriais das duas bibliotecas públicas, Clodomir Silva e Ivone de Menezes Vieira, são memoriais das figuras homenageadas com os nomes das bibliotecas.

Cem pessoas que trabalham na área de Turismo, Museologia, História e ainda estudantes destes seguimentos, estão lotando o evento. “Considero de fundamental importância à qualificação das pessoas que trabalham na área; o conhecimento continuado serve para todos”, conta Tanit.

Há três anos, oficinas neste seguimento são ministradas no MUHSE, que solicita ao Ministério da Cultura (Minc), onde avalia quais os cursos vão ser ofertados. Estão acontecendo duas por ano, no primeiro e segundo semestres. Da Funcaju estão fazendo parte da oficina 12 funcionários.

A ministrante da oficina é Tânia Omena, turismóloga, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTur) do Rio de Janeiro e representante do Setor de Turismo na Federação Nacional do Comércio.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.