[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o final de março, após ter assinado convênio de parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGS), a Prefeitura de Aracaju vem ajudando na manutenção do órgão que possui um dos mais ricos acervos culturais e pedagógicos do Estado. Executado na forma de apoio cultural através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), o convênio permite que o município mantenha na sede do instituto uma sala que já funciona como ponto de divulgação turística e cultural de Aracaju para os seus visitantes.

Segundo a estagiária Patrícia Silva, além de prestar informações e fornecer mapas da cidade e exposição de artesanato, a Funcaju também põe à disposição para consultas os livros publicados pela fundação. A funcionária atende diariamente das 13h30 às 17h30. De acordo com o presidente do IHGS, José Ibarê Dantas, a prefeitura também é responsável pelo fornecimento do Diário Oficial do município. “Quando precisar de informações sobre aposentadoria, por exemplo, ele poderá ser consultado pelos funcionários municipais que encontrarão um computador para atendê-lo e informá-lo quanto aos seus direitos”, contou.

O convênio contemplou ainda a doação de um computador com impressora que permitirá a organização interna da entidade, e o financiamento da impressão do Estatuto do órgão. “Essa parceria é importante porque reaproxima a prefeitura do instituto, algo que existiu no passado e que agora está sendo retomado. O instituto não é meu, nem do Estado, nem do município, ele é da sociedade e todos são responsáveis por ele”, destacou Ibarê Dantas, ressaltando que essa é uma forma de a prefeitura participar da manutenção do órgão.

De acordo com o presidente do IHGS a contribuição do município se estende também à reforma da estrutura física do prédio. “A reforma de duas salas no pavimento superior está sendo custeada pela prefeitura. Parcerias como essa são sempre muito bem-vindas porque ajudam a manter o instituto”, disse o presidente.

Modernização

O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, inaugurado em 1939, vem passando por um processo de modernização do qual faz parte a digitalização para o arquivamento de jornais, que contou com o apoio da Petrobras. Segundo Ibarê Dantas, os arquivos serão disponibilizados para várias instituições, o que vai permitir que um número maior de pessoas tenha acesso aos jornais.

A digitalização também representa qualidade na pesquisa, pois os exemplares antigos, que causavam alergias em muitas pessoas, não precisarão mais ser manuseados. Atualmente o acervo iconográfico está sendo inventariado e higienizado, uma medida de conservação preventiva que futuramente permitirá uma consulta mais facilitada para os usuários.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.