[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Dia do Idoso é comemorado hoje, 27 de setembro. Como forma de celebrar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou atividades voltadas para as 23 Unidades de Saúde da Família (USF) que possuem grupos de idosos. Cerca de 1.500 pessoas já estão sendo beneficiadas diretamente pelas ações.

Cada uma das 23 USF preparou um calendário específico de eventos comemorativos. Caminhadas, semanas de beleza, reuniões e palestras são exemplos de tudo que está sendo desenvolvido. A USF Carlos Hardman, por exemplo, fará uma caminhada com idosos hoje, quinta-feira, às 9 horas, nos lagos da Orla de Atalaia.

“A SMS já tem uma política voltada para o idoso. Essas ações só vêm a potencializar e efetivar o acolhimento, atendimento e acesso do idoso aos equipamentos de saúde pública de Aracaju”, informa a coordenadora do Programa Saúde do Adulto da SMS, Ângela Maria Santos.

Juntamente com o Programa Saúde do Adulto, o Programa DST/Aids de Aracaju confeccionou pequenas lembranças para marcar a data festiva. Cartazes, cartões e nécessaires levam mensagem de fraternidade e qualidade de vida.

Cuidados

Um total de 40.762 idosos já deu entrada nos equipamentos de saúde da Rede de Atenção Básica (Reab), que engloba as USF. Todos têm atendimento preferencial. A SMS entende que pessoas acima de 60 anos têm necessidades especiais de atenção e cuidados.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Gestão de Cuidado (Nugec), Tereza Nogueira, o tempo em que vivemos é marcado pelo avanço da Medicina e aumento na longevidade. “Nesse contexto, a SMS já pensa em criar um protocolo para capacitar profissionais da Reab no atendimento aos idosos. A idéia é qualificar cada vez mais o atendimento prestado à terceira idade”, diz.

Dia do Idoso

O Dia Nacional do Idoso foi criado em 1999. Trata-se de uma maneira de refletir sobre a situação dos idosos no Brasil, inclusive no que se refere aos direitos e deveres. É importante frisar que o Brasil se transformou em um país de maior população adulta. No quadro etário, existem cerca de 13,5 milhões de Idoso no país.

No que concerne aos assuntos da saúde, dados do IBGE em 1999 demonstraram que apenas 26,9% do total de idosos do Brasil possuem plano de saúde. No Nordeste o índice cai para 13%. Mais do que nunca, existe a necessidade de minimizar eventuais preconceitos e maximizar inclusão e qualidade de vida.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.