[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização – avança em ritmo acelerado para finalizar as obras de urbanização da orlinha do bairro Industrial. No local, já podem ser vistas suas primeiras peças estruturais.
Para demonstrar como está avançada a obra, a Emurb iniciou a colocação da camada asfáltica em um lado da avenida General Calazans, principal via de acesso a orlinha do bairro Industrial. O primeiro trecho de asfalto vai da cabeceira da ponte até o cruzamento com a rua Eduardo Cruz, abrangendo aproximadamente 500 metros.
O restante da avenida que vai até a rua Sabino Ribeiro, via de acesso ao atracadouro das balsas (cerca de 300 metros), recebe a finalização do serviço de terraplenagem, para em seguida ser colocado o asfalto. Esse trecho da via atrasou em virtude do serviço de instalação do sistema de esgotos, até então inexistente na área, feito pela Deso.
Outras etapas de urbanização da orlinha do bairro Industrial não param. Na área onde será construído o píer, que terá 80 metros de extensão, a empresa responsável finalizou o madeiramento para a instalação da base provisória do bate-estaca que será utilizado na fixação dos pilares que sustentarão a estrutura.
Na área destinada à recreação começa a surgir os primeiros equipamentos. Na área destinada ao Centro de Comércio e Artesanato, que terá a instalação de 13 boxes para comercialização, pode ser visto a etapa de fundação da estrutura do prédio.
O muro de contenção em gabião com cerca de 800 metros está com mais de 70% concluído. Segundo Sérgio Ferrari, presidente da Emurb, até a próxima terça-feira mais uma etapa dessa estrutura deverá ser encerrada.
As construções dos dois restaurantes deverão ser iniciadas ainda este mês. Dentro do projeto de urbanização da orlinha do bairro Industrial está prevista ainda uma área para jardinagem, estacionamento, quiosques, entre outras estruturas de lazer.

Pescadores
As oito famílias de pescadores que residiam às margens do rio Sergipe, onde vem sendo realizada a urbanização da orlinha do bairro Industrial, foram indenizadas. Todas elas receberam um terreno, nas proximidades de suas antigas moradias, para construção de novas casas. Apenas uma preferiu se alojar em outro local.
Quanto à oficina de barcos que existia nas imediações, ela foi removida para uma outra área há alguns metros de seu antigo local. Segundo o prefeito de Aracaju em exercício, Edvaldo Nogueira, que visitou a obra no dia 16, o atraso dos serviços aconteceu por vários fatores, mas o que importa é que a orlinha será entregue a população aracajuana em breve. “Apesar da demora, as pessoas vão ver que o trabalho valeu a pena, por ser uma obra de qualidade”, lembrou.
Um dos fatores para o atraso da obra de urbanização da orlinha do bairro Industrial foi a liberação de uma área por parte do Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – que atrasou cerca de quatro meses.
A obra no bairro Industrial transformará o local em mais um destino turístico da capital, com o diferencial de estar localizada num bairro da zona norte da cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.