[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp) e coordenação da Assessoria de Promoção da Igualdade Racial, estará realizando entre os dias 1º e 2 de abril, a Conferência Municipal que tratará sobre as políticas públicas voltadas para a promoção de igualdade racial nas instâncias dos Governos Federal, Estadual e Municipal. O evento será realizado no Sindicato dos Bancários, a partir das 20 horas no primeiro dia. No dia seguinte, as atividades começarão às 8 horas.

A idéia é do Governo Federal e tem o objetivo de discutir propostas e contribuições para a Iº Conferência Nacional que acontecerá em Brasília entre 30/06 a 02/07 deste ano. A Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SEPIR), responsável por todo o evento, requer a participação de todos e resultados satisfatórios que atendam às demandas para a igualdade racial em todo o Brasil. De acordo com José Pedro Neto, integrante da assessoria de Aracaju, a idéia contou logo com a atenção da Prefeitura de Aracaju.

Para ele, a maior importância destes debates é a mobilização social e nacional sobre o assunto. “A idéia é fruto de um Tratado Internacional que aconteceu em 2002 em Durban, na África do Sul, que foi a Conferência Mundial de combate à discriminação, xenofobia e outras formas correlatas”, diz. “A partir de um governo de campo democrático popular que assumiu existir uma discriminação racial e criou a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial com status de Ministério, as discussões sobre o assunto foram iniciadas. O governo reconheceu que há uma dívida com a população afro-descendente do Brasil, a partir do processo da demanda de negros que foram trazidos da África e não houve compensação durante e após a libertação do negro no Brasil”, ressalta José Pedro.

Segundo ele, o ano de 2005 foi instituído pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva como o ano de Promoção da Igualdade Racial. Nas conferências municipais, o sub-secretário das populações tradicionais da Secretaria Nacional, Carlos Eduardo Trindade, estará presente juntamente com as organizações negras, sindical, populares e Ong´s. Com a realização das conferências municipais e estaduais, que já estão acontecendo, haverá a escolha de 20 delegados que representarão Sergipe na Conferência Nacional em Brasília.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.