[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Pela primeira vez em Aracaju, a Prefeitura Municipal abre para a sociedade o processo de discussão do reajuste da tarifa do transporte coletivo. As decisões, que antes eram tomadas em gabinetes, passarão para o conhecimento público. Com isso, a população terá acesso a todas as informações do processo, inclusive, à planilha de custo tarifário, principal medidor do preço da passagem.
“Nós estamos, na verdade, é abrindo todo o cálculo para a comunidade, a fim de que possamos definir em Aracaju o cálculo tarifário em função da informação que está disponível para a população. Nós queremos que todos possam ter noção e ciência de como, efetivamente, o setor de transporte tem seus recursos alocados para prestar um serviço com qualidade e que atenda à capacidade de pagamento dos usuários”, frisou o superintendente da SMTT, Henrique Luduvice.
O primeiro passo dessa abertura foi dado hoje pelo próprio superintendente durante uma entrevista coletiva à imprensa. Em quase duas horas, Luduvice explicou cada detalhe da planilha de custo do setor, mostrando de que forma é feito o cálculo para se chegar ao valor da tarifa.
O setor empresarial encaminhou uma solicitação à SMTT para que a passagem seja reajustada de R$ 0,90 para R$ 1,10. “As simulações já feitas pela superintendência dão conta de que esse valor é além daquilo que é possível ser concedido”, afirmou Luduvice.
Porém, ele disse que não há nenhuma definição sobre concessão de reajuste. “Este assunto vai ser discutido com as entidades representativas de Aracaju, inclusive com a Câmara Municipal, pois queremos que todos os vereadores tenham acesso a essas informações”, enfatizou.
Conforme Luduvice, o novo valor da passagem só será definido após as discussões com a comunidade. “Este debate não será restrito apenas à questão do preço da tarifa, mas para a implantação de um projeto de transporte de qualidade em Aracaju, que tenha um custo compatível com a capacidade de pagamento dos usuários”, finalizou o superintendente, acrescentando que não existe um prazo estipulado para a realização deste debate.
Na próxima terça, dia 31, às 17 horas, a SMTT fará uma ampla reunião com várias organizações não-governamentais para uma nova apresentação da planilha de custo tarifário.

Click para download
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.