[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, recebeu em seu gabinete uma comissão de dez representantes dos Conselhos Tutelares do 1º e 4º Distritos da capital para discutir uma pauta de reivindicações feitas pelos conselheiros. O encontro aconteceu na manhã de hoje, dia 3.
O objetivo foi buscar alternativas para promover uma maior integração entre os órgãos municipais e os conselhos no sentido de garantir um atendimento de qualidade às crianças e adolescentes da cidade. Dentre os temas discutidos estão à ampliação dos programas sociais para o público infanto-juvenil, a reestruturação física dos prédios em que funcionam os conselhos e um novo plano de cargos e salários para a categoria.
Durante a reunião, o prefeito Marcelo Déda e os conselheiros elaboraram um cronograma de ações. “Vamos criar formas de garantir a participação dos conselhos nos trabalhos desenvolvidos para crianças e adolescentes por todas as secretarias”, disse Déda.
Uma das sugestões dadas pelo prefeito é a criação de um ´sistema de cotas´ para garantir que parte das vagas em projetos sociais seja destinada a pessoas encaminhadas pelos conselhos tutelares.
Outra proposta é a elaboração de um seminário, que deve acontecer até março de 2003, para articular os órgãos municipais e os conselhos. “O ideal é que todo mundo conheça todos os programas para que possamos trabalhar de forma articulada”, enfatizou o prefeito.
Quanto à questão do plano de cargos e salários, o conselheiro Ricardo Pereira Simões vai participar de uma reunião com o secretário municipal de Administração, Oliveira Júnior, para discutir a legislação pertinente.
O prefeito Marcelo Déda também se comprometeu a realizar, em conjunto com uma equipe da Emurb – Empresa Municipal de Obras e Urbanização -, uma visita às sedes do 1º e 4º distritos dos Conselhos Tutelares para verificar a situação em que se encontram e promover as melhorias necessárias. Um estudo de viabilidade também vai ser realizado para que uma nova sede seja construída na Coroa do Meio para abrigar o 3º Distrito. “Vamos tentar incluir essa obra dentro da reurbanização do bairro Coroa do Meio, que deve começar na próxima quinta-feira”, disse Déda.
A avaliação final do encontro feita pelos conselheiros foi positiva. Para a conselheira Helena Maura, os encaminhamentos foram proveitosos. “As propostas vão reavivar o papel do conselho, principalmente o seminário, que vai reestruturar a nossa atuação”, disse satisfeita.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.