[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ao final da tarde de ontem, sexta-feira, participou da solenidade de posse da nova direção da Associação da Barra do Contiguiba e Vale do Japaratuba, na sede da instituição. No evento foi empossado o novo presidente da Associação para o exercício de 2007/2008, o prefeito do município de Santa Rosa de Lima, Valter Barreto Góis. O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Zé Franco, presidente até então da Associação, deixa o cargo e assume a vice-presidência.

Estiveram presentes na solenidade prefeitos e vereadores de diversas cidades do Estado de Sergipe. Também fizeram parte da mesa, o governador do Estado de Sergipe em exercício, Belivaldo Chagas; o deputado estadual André Moura; o secretário de Articulações com os Municípios, Bosco Costa; e o superintendente do Sebrae, Zezinho Guimarães.

Em todo Brasil há associações de prefeitos e, em Sergipe, há várias regiões com associações desta natureza, a exemplo da do Vale do Contiguiba e Japaratuba. A Prefeitura de Aracaju faz parte desta Associação, que reúne 21 municípios. A cada dois anos é eleita uma nova diretoria para dar continuidade ao trabalho de integrar os municípios, no intuito de promover o debate e a discussão sobre a situação de cada cidade, podendo se assim dizer que a Associação inclusive reflete em um movimento municipalista.

O prefeito de Aracaju falou que está feliz pelo resultado da eleição, pois acredita que Valter Barreto Góis irá conduzir a entidade com competência e decoro, pois conta com o respaldo de uma administração muito boa da Prefeitura de Santa Rosa de Lima, além de ser um empresário bem sucedido e ter uma vasta experiência administrativa.

AInda segundo Edvaldo Nogueira, as cidades devem se unir para lutar pelo crescimento e desenvolvimento coletivo dessas regiões. “Acredito que podemos nos somar nessa luta. Não quero que Aracaju cresça as receitas em detrimento de nenhum município. Somos prefeitos de um único Estado e queremos o bem-estar do cidadão em sua cidade, em qualquer cidade. Inclusive conversei com o governador Marcelo Déda sobre isso. Aracaju é hoje responsável por 75% da mão-de-obra formal no Estado de Sergipe. É muito grande, precisamos levar o desenvolvimento para o interior. As cidades do interior precisam se desenvolver”, analisa Edvaldo.

Aracaju tem cerca de 500 mil habitantes, mas tem infra-estrutura para atender quase 800 mil pessoas – saúde, educação, transporte. São pessoas que vivem em torno da capital. Assim sendo, a luta para o desenvolvimento do interior é importante para as grandes cidades, pois quanto menos gente migrar, mais favorável ao crescimento saudável. “É melhor para as pequenas cidades que o cidadão fique em seu município e que conte, por exemplo, com hospital e escola de qualidade; isso é melhor para a população. Evitar que as cidades grandes fiquem insuportáveis é uma meta. Temos que encontrar um novo modelo de desenvolvimento que permita, ou melhor, fixe o homem no campo, para que cada cidade cresça e o cidadão não saia dali, podendo assim ter todos os benefícios em sua região”, explica Edvaldo Nogueira.

Ao final da solenidade de posse da nova direção da Associação da Barra do Contiguiba e Vale do Japaratuba, o prefeito de Aracaju enfatizou a necessidade da união dos municípios em busca de cidades cada vez melhores. E ressaltou a importância da Associação na defesa dos municípios.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.