[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Fiquei muito emocionado ao assistir a um filme que conta também a história da minha geração e de um povo sofrido que, a despeito de todo o desrespeito que já enfrentou, conseguiu eleger um operário como presidente da República”. Este foi o sentimento do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, que acompanhou na noite de ontem a exibição de Peões, 1º longa convidado do Festival Luso-Brasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe (Curta-SE 5).

Peões, dirigido por Eduardo Coutinho, foi exibido logo depois da breve solenidade de abertura do Curta-SE no Cinemark Jardins. Para o prefeito, que fez questão de assistir ao filme, o festival retomou a antiga tradição de cinema aracajuana. “O Curta-SE veio ocupar um espaço que havia ficado vazio por muito tempo e a prefeitura se orgulha de poder contribuir com o festival desde sua primeira edição”, falou.

Marcelo Déda elogiou ainda o diretor Eduardo Coutinho, a quem classificou como “um dos melhores documentaristas da atualidade em todo o mundo”. “Ele foi capaz de mostrar emoção e realidade para reconstruir a história de luta do povo do Brasil”, avaliou o prefeito, que contou ainda ter reconhecido no filme o fotógrafo que fez as imagens de sua campanha a deputado federal em 1994.

Eduardo Coutinho está representado no Curta-SE 5 pela assistente de direção de seu filme, Cristiana Grumbach, que receberá a homenagem prestada a ele pelo festival no próximo domingo, noite de encerramento. Também na última noite do Curta-SE 5 será homenageado o diretor do Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal), Américo dos Santos.

Programação

Hoje acontece na Sociedade Semear às 9h a abertura do Seminário Sobre Novas Tecnologias com a participação de Geraldo Moraes, presidente do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC), do deputado federal Jackson Barreto e do secretário da Associação Brasileira de Documentaristas em Sergipe, Luiz Garcia. Às 11h acontece uma conversa com os representantes do longa Peões e às 16h30 a exibição dos Curtas Petrobras.

No Instituto Luciano Barreto Júnior acontecem as mostras informativas Curta o Nordeste e Curta os Sergipanos a partir das 9h, e Curta os Portugueses a partir das 19h. Também a partir das 19h serão exibidos curtas em 35mm no Cinemark, onde em seguida será exibido o segundo longa-metragem do festival, Entreatos, dirigido por João Moreira Sales.

O festival de cinema sergipano, em sua quinta edição, conta com o patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura, além de ter o Banco do Nordeste como co-patrocinador. A programação completa e todas as informações do Curta-SE 5 podem ser acessadas no site oficial do evento: www.curtase.org.br .[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.