[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Numa parceria com a empresa Telemar, a Prefeitura de Aracaju lançou na manhã de hoje, 28, o programa Comunidade Digital. A solenidade foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Thétis Nunes, localizada no bairro América, e teve a presença do prefeito Marcelo Deda e do diretor de relações institucionais da Telemar, Carlos Ademar de Aragão. Na ocasião foram lançados também os projetos Clik Parceiro Escola 150 e Conecte-se 150, ainda dentro das festividades em comemoração ao sesquicentenário da capital.

O programa será administrado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e conta ainda com o apoio do Instituto Telemar. O objetivo é fomentar uma rede integrada de comunicação entre escolas de ensino fundamental e comunidades carentes. De início, o Comunidade Digital vai proporcionar a implantação de laboratórios de informática em seis escolas da rede municipal de educação, cada um com cinco computadores.

Segundo o diretor da Telemar, Carlos Ademar de Aragão, uma grande mudança não acontece sem educação. “A Telemar e o Instituto Telemar sabem da importância da educação na formação do cidadão e fazem questão de estar presentes nessa transformação, acelerando o processo da inclusão digital. É um prazer muito grande para nós poder estar implantando esse programa em Aracaju”, disse.

Serão cerca de 400 professores e seis mil alunos que terão o benefício nessa primeira etapa do projeto. “Agradeço ao prefeito Marcelo Déda e a secretária de Educação, Tereza Cristina Cerqueira, que contribuíram significativamente para concretização dessa parceria entre a Telemar e o governo municipal”, disse Carlos Ademar.

Por meio desse programa, será desenvolvido o projeto Click Parceiro 150, que consiste no oferecimento de cursos de informática básica para os alunos das unidades educacionais participantes. Eles terão o direito de levar um amigo ou familiar para também aprender a utilizar um computador. O curso será ministrado duas vezes por semana e terá duração de 150 horas.

Já o Conecte-se 150 vai fazer com que os laboratórios dessas escolas sejam abertos à comunidade todos os sábados pela manhã e pela tarde, quando terão 150 minutos para acessar a Internet, ver e-mails, fazer pesquisa, enfim, navegar e aprender mais através do mundo virtual.

Ensino de qualidade
Para o prefeito Marcelo Déda, programas como esses ajudam a melhorar a qualidade no ensino municipal. “Essa é uma manhã de muita alegria, pois estamos dando mais um grande passo no sentido da melhoria do nosso ensino, com uma ferramenta que hoje é indispensável, que é a ferramenta da informática. Isso possibilitará aos professores e alunos, um novo universo”, afirmou.

O prefeito comentou também sobre a importância das parcerias entre os governos e as empresas privadas. “Tivemos um grande avanço com esse programa e com essa parceria no sentindo de estabelecer laços cada vez mais próximos com a iniciativa privada e com instituições que se responsabilizam pela política de responsabilidade social dessas empresas, mostrando que o caminho das parcerias é o caminho fundamental para o desenvolvimento do Brasil”.

Dirigindo-se aos alunos da Maria Thétis Nunes, o prefeito finalizou mostrando a importância da informatização. “Vocês terão agora a oportunidade de trabalhar com o computador, que é um instrumento mágico, que permite através da internet assistir a um filme, ler uma revista em quadrinhos, conversar com um colega que mora em outra cidade e até mesmo outro país. Com a internet, o mundo fica pequeno, bem ao alcance do seu dedo. Hoje no mundo ninguém pode ignorar a internet, são aproximadamente 30 milhões de usuários aqui no Brasil e vocês agora são os mais novos usuários”.

O programa está implantado também nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Recife, com excelentes resultados, disponibilizando por meio da internet um portal e links para conteúdos educacionais. Em Aracaju, o projeto irá contemplar nesse primeiro momento as escolas municipais Juscelino Kubistchek, Anísio Teixeira, Santa Rita de Cássia, Tancredo Neves e Maria Thétis Nunes.

Ao final da cerimônia de lançamento, o prefeito Marcelo Déda, a secretária Tereza Cristina, o vereador Pedro Andrade, os representantes da Telemar e demais presentes fizeram uma visita ao laboratório de informática.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.