Prefeito Marcelo Déda deflagra processo de construção do Plano Municipal de Educação
“Este é um passo decisivo na consolidação de um modelo decididamente fincado na participação popular e no controle social para transformar a escola pública cada vez mais num espaço a serviço do povo”, definiu o prefeito. “Queremos ver aumentada a responsabilidade coletiva envolvendo a sociedade de forma irreversível para enfrentar o desafio de devolver às famílias uma educação de qualidade que viabilize a batalha por um futuro melhor”.
Para Marcelo Déda, o trabalho iniciado em sua administração desde 2001 com a formação da Constituinte Escolar, o concurso para professores realizado após um período de 16 anos, as duas eleições de conselhos escolares e a aprovação da lei que garante a eleição direta dos coordenadores das escolas municipais são alguns dos principais avanços já alcançados.
“Estamos construindo um processo aberto e transparente que reflita a busca não apenas do conhecimento formal, mas da cidadania”, explicou o prefeito. “Se nós resolvermos todos os problemas de estrutura e não solucionarmos o da qualidade, não teremos alcançado nosso objetivo estratégico de fazer uma escola pública para que os que não podem pagar tenham condições de disputar em condições de igualdade por lugares no mundo lá fora”.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Teresa Cristina Cerqueira da Graça, o PME não é um plano educacional apenas da rede de ensino da prefeitura. “Vamos trabalhar para traçar objetivos e metas que englobem a cidade em todos os seus níveis”, frisou. Dois representantes do estado, dois do município e mais dois de instituições ligadas à educação irão integrar comissões temáticas para as discussões mais técnicas, que serão debatidas a partir do dia 26 de outubro.
“E no dia 11 de novembro as escolas municipais vão parar para discutir não apenas no plano professoral como já estamos fazendo, os rumos e propostas que queremos para a educação na nossa cidade”, disse Teresa Cristina. O plano vai ser elaborado e discutido com todo o conjunto da sociedade e passará ainda pela aprovação do Conselho Municipal de Educação e Câmara de Vereadores, além da sanção do próprio prefeito.
A participação da Câmara de Vereadores neste processo será fundamental. Segundo o vereador Iran Barbosa, representante da instituição na solenidade de abertura do seminário, o poder legislativo está se preparando para o debate. “Já criamos a Comissão de Educação da Câmara e estamos organizando um seminário sobre o assunto. Nós temos que produzir o que melhor pudermos para atender às demandas do povo de Aracaju”, disse.
Homenagens
O seminário preparatório para a elaboração do PME é também a celebração de mais um Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro. Para festejar a data, um grupo de crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil Oscar Nascimento, no bairro Santo Antônio, distribuiu rosas entre os professores presentes, enquanto a cantora Ana Patrícia interpretava as músicas “Ao Mestre Com Carinho”, “Amigos Para Sempre” e “Coração de Estudante”.
“A experiência em sala de aula me deu a dimensão da responsabilidade não apenas profissional, mas humana do ofício de ser professor e formar cidadãos”, afirmou o prefeito Marcelo Déda ao relembrar o período de um ano e meio em que lecionou as disciplinas Organização Social e Política Brasileira (OSPB) e Educação Moral e Cívica (EMC) para alunos do primeiro grau.
Para homenagear todos os professores, o prefeito presenteou com um buquê de rosas a professora recém-aposentada e ex-coordenadora da Escola Municipal Maria Thétis Nunes, Araci Gouveia. “Esta mulher é um exemplo de que com força de vontade o Brasil tem jeito”, declarou Marcelo Déda. “Além da obrigação, ela sempre procurou acrescentar coisas novas ao cotidiano da escola e chegou a criar uma pequena rádio entre os alunos”, contou ele.
Emocionada, a professora Araci explicou porque passou 45 anos de sua vida diretamente ligada ao magistério. “Comecei numa escola rural e abracei a profissão com muito amor porque o que eu sempre quis foi ajudar a abrir os horizontes e caminhos das pessoas para ajudar a formar uma sociedade mais justa e fraterna”.
O vice-prefeito Edvaldo Nogueira; a presidente do Conselho Municipal de Educação (Conea), Fátima Luduvice; a presidente do Sindipema, Vera Maria Santos; o representante do Conselho Nacional de Educação e ex-presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Adeum Bauer; além das vereadoras Conceição Vieira e Tânia Soares e representantes de universidades particulares prestigiaram o evento realizado no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito Marcelo Déda deflagra processo de construção do Plano Municipal de Educação – Fotos: Márcio Dantas