[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na semana em que milhares de artistas comemoram o dia internacional do Circo e o dia do Teatro, Aracaju ganha o primeiro edital de Apoio à Produção Teatral. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), lança hoje, quinta-feira, no Teatro Tobias Barreto, às 20 horas, mais um edital de apoio à fomentação da cultura na capital sergipana. E, para comemorar o evento, convida a população para assistir à peça ´As preciosas ridículas´. Antes disso, às 18 horas, o prefeito fará a inauguração da rua João Ouro, no Conjunto Sol Nascente.

Os ingressos serão trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis, e o montante arrecadado será encaminhado aos projetos sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). As trocas, que só serão feitas antecipadamente na sede da Funcaju (av. Rio Branco, 40, Centro), começaram a ser realizadas na última terça-feira.

Segundo a presidente da Funcaju, Lucimara Passos, o evento também faz parte das comemorações do mês de aniversário dos 152 anos de Aracaju. “O lançamento do edital era uma solicitação antiga do pessoal de teatro, que efetivamente necessita desse apoio para conseguir colocar a sua produção à disposição da população. E é com muita satisfação que nós lançamos esse edital”, declara Passos, acrescentando que cinco projetos serão contemplados, cada um com o valor de R$ 15 mil, para a produção do espetáculo.

Lucimara ressalta a preocupação social da PMA. “Além de estarmos celebrando essa época e de estarmos apoiando o teatro, nós temos um grande preocupação social, e por isso, nos eventos culturais realizados pela Prefeitura, nós queremos atingir a população democratizando o aceso a produção cultural não só local, mas também produção nacional”, comenta a presidente da Funcaju. “E dessa forma também aproveitamos para atingir a sociedade de uma outra maneira, beneficiando os projetos sociais, com a doação dos alimentos, que atendem uma população mais carente e possibilitando também essa população mais carente de ter acesso a uma grande peça, que dificilmente essas pessoas teriam condições de pagar um ingresso para poder assistir”, explica.

A Peça

´As preciosas ridículas´ é um clássico de Molière, com direção de Cláudio Torres Gonzaga, adaptação e tradução de João Bethencourt. Encabeçando o elenco estão os atores Marcos Oliveira, Helena Ranaldi e Gláucia Rodrigues. A comédia fala de duas moças burguesas, Madelon e Cathos que, imitando as freqüentadoras dos salons, socialmente superiores, chamam a si mesmas de Polixene e Aminte; intitulam seu criado de Almanzor, e esperam o galanteio dos que pretendem conquistá-las. Por isso, seus namorados decidem aplicar-lhes uma vigorosa lição vestindo seus criados Mascarille e Jodelet como nobres, e mandando-os cortejar as afetadas senhoritas. Consultando o espelho as moças preparam-se para encontrar os novos pretendentes, que aparecem com o devido esplendor quando Mascarille insiste em ser carregado para dentro da casa a fim de não sujar os sapatos. No devido tempo, chegam os pretendentes originais, desmascaram os servos e exultam com o resultado desejado.

Coletiva

A presidente da Funcaju, Lucimara Passos, juntamente com o elenco da peça ´As preciosas Ridículas´, concederá entrevista coletiva à imprensa às 17h30, no Teatro Tobias Barreto.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.