[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O que antes era apenas um pequeno espaço de três salas com uma Equipe de Saúde da Família (ESF) transformou-se numa clínica popular. Foi com este sentimento que a comunidade do bairro Soledade, na zona Norte da capital, recebeu na noite de ontem a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardman Cortes. Inaugurado pelo prefeito Marcelo Déda, o moderno e bem equipado prédio vai abrigar agora três ESF’s (incluso também um pediatra) e servir a mais de 10 mil pessoas.

Esta é a 14ª unidade construída em Aracaju pela prefeitura da cidade, que nos últimos cinco anos já reformou, adequou e ampliou no mesmo padrão de qualidade 100% das USF’s do município. “A minha resposta ao desespero das elites são as obras que eu entrego com amor pela minha cidade e meu povo. Quem faz o que o povo quer e precisa não se desespera”, disse o prefeito. “Nossas unidades têm o mesmo padrão e chegam a ser melhores do que muitas construídas pela iniciativa privada. É esse trabalho que faz a diferença”, avaliou.

De acordo com ele, é para quem realmente precisa que a prefeitura deve trabalhar. “Se eu tiver R$ 100 no cofre municipal, podem ter certeza de que no mínimo R$ 70 vão ser destinados para o povo pobre”, afirmou Marcelo Déda. Ele fez questão ainda de destacar a revolução da saúde pública em Aracaju coordenada pelo secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho. “Este é o resultado do esforço de um grande técnico com muita sensibilidade social”, elogiou.

A unidade Carlos Hardman foi construída para atender as reivindicações da população no Orçamento Participativo com recursos próprios da prefeitura. Para o secretário Rogério Carvalho, ela representa mais um grande passo na devolução da auto-estima e dignidade do povo aracajuano. “É a revolução da cidadnia, do respeito à vida de todos os que moram nesta cidade”, disse ele ao enfatizar também a fundamental importância do Samu e dos cinco Centros de Apoio Psicossocial (CAP’s) construídos na administração do prefeito Marcelo Déda.

“Eu vivia muito preocupada com os habitantes daqui porque o acesso e atendimento na unidade que existia não eram suficientes para nossa demanda. Mas este é o melhor presente que a Soledade recebeu nos últimos anos”, declarou a presidente do Conselho Local de Saúde, Maria José de Souza. Segundo o deputado federal Jackson Barreto, a vitória da administração de Marcelo Déda é não ter olhado para si, mas para a comunidade. “Não é com discursos vazios que se demonstra amor ao povo, mas com obras e ações que realizam na prática os sonhos da população”, frisou.

Carlos Hardman

Nascido no município de Estância, a 72 km de Aracaju, Carlos Hardman Cortes destacou-se por seu espírito humanitário e foi um dos fundadores do Lions Clube de Aracaju Serigy. Com sua dedicação aos pacientes do Inamps, ficou conhecido como o médico dos pobres e mais necessitados. “Hardman foi mais que um médico, foi um lutador social que fez da medicina um instrumento a serviço da saúde e da justiça social”, disse o prefeito Marcelo Déda.

A irmã do patrono da unidade de saúde, Telma Cortes Figueiredo, falou em nome da família. “A gente quer agradecer a nova roupagem da unidade porque a comunidade estava realmente precisando. Que os funcionários daqui sejam sempre generosos com o povo como meu irmão sempre fez questão de ser”, disse. A mãe de Carlos Hardman, dona Carmen, além de irmãos e parentes dele participaram da inauguração da USF, que foi abençoada pelo padre Edinei Nogueira.

O vice-prefeito Edvaldo Nogueira; a viúva do homenageado, Vera Cortes; os vereadores Emmanoel Nascimento e Valdir Santos; diversos secretários municipais, lideranças comunitárias e a comunidade da Soledade prestigiaram o evento, que ao final foi animado com o show da banda sergipana de pagode Legal do Samba.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.