[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aracaju deu mais um passo importante para a inclusão social de portadores de deficiência física com a entrega de duas vans para o transporte de cadeirantes, realizada na manhã dessa sexta-feira, dia 2, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos. Os veículos adaptados integrantes do programa ´Atende´ foram adquiridos pelo município numa parceria entre Prefeitura de Aracaju e Sindicato Empresas de Transportes Urbanos (Setransp). As vans servirão gratuitamente a centenas de deficientes da capital, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Este é um dia muito especial para a Prefeitura e para todos os que lutam pela inclusão social. É preciso que os cidadãos e o poder público compreendam que numa sociedade democrática não pode haver barreiras entre as pessoas e o aparato oferecido pela ciência e tecnologia deve ser colocado a serviço da comunidade. Não podemos tratar o deficiente como alguém incapaz, mas como alguém que tem o direito de poder desenvolver suas potencialidades de forma plena”, avaliou o prefeito.

As vans adaptadas com elevadores elétricos e hidráulicos vão prestar atendimento personalizado a cada cadeirante. Para isso, basta solicitar o agendamento do transporte com 48 horas de antecedência através do telefone (79) 3218-7860. O sistema está em funcionamento desde a última segunda-feira, dia 29 de maio. Quatro cadeirantes, com direito a um acompanhante cada, podem ser transportados por van numa mesma viagem. Os motoristas do serviço são devidamente treinados e o transporte é feito com total segurança.

“De fato ainda estamos dando os primeiros passos na inclusão dos deficientes físicos, mas ninguém inicia uma longa caminhada sem dar o primeiro passo. Tudo aquilo que depende do esforço da Prefeitura tem sido feito de forma determinada, porque o deficiente não precisa de piedade, mas de ações concretas. Podem ter certeza de que até o final do nosso governo ainda vamos dar passos muito mais largos neste sentido”, falou Edvaldo Nogueira ao conclamar empresários e sociedade civil organizada para se somarem à causa dos deficientes.

O prefeito fez questão também de agradecer à parceria do Setransp e já cobrou do Sindicato o compromisso assumido para que mais duas vans sejam incorporadas ao sistema o mais breve possível. Ele lembrou ainda que a inclusão social de portadores de deficiência, seja ela qual for, tem sido um dos principais focos das realizações da Prefeitura pela cidade desde o início da gestão do ex-prefeito Marcelo Déda. “Ele enquanto prefeito, eu enquanto vice, além de toda nossa equipe, trabalhamos muito para que pudéssemos vivenciar este momento hoje”, contou.

A Prefeitura de Aracaju já reconstruiu quatro de seus terminais de ônibus e, em todos eles, a preocupação com os deficientes é marcante. Rampas de acesso, piso tátil e placas com as rotas de ônibus em Braille são algumas das novidades já implementadas pela administração nos terminais de integração da Zona Oeste (que será inaugurado em breve), e nos terminais do Centro, Santos Dumont e Atalaia, todos já em pleno funcionamento. “Estamos caminhando para a acessibilidade e liberdade dos cadeirantes. Quando a gente respeita a diferença, aí sim começa a cidadania”, frisou o presidente do Conselho Municipal de Portadores de Deficiência, Dilton Jorge.

De acordo com Edvaldo Nogueira, a busca pela concretização da licitação dos transportes coletivos na capital vai incluir como item fundamental a adaptação de 40% da frota de ônibus para os deficientes. “Este será um processo um pouco lento, porque envolve também as prefeituras de Socorro e São Cristóvão, além do Governo do Estado. A licitação não pode ser feita só em Aracaju para não prejudicar os passageiros de outras cidades, mas nós vamos continuar trabalhando para que ela aconteça o quanto antes”, destacou o prefeito.

O presidente da Fraternidade Cristã de Doentes e Deficientes, José Renato Freitas, foi o primeiro a testar o serviço de transporte logo depois da entrega das chaves à secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo. Participaram ainda da solenidade o presidente do Conselho Estadual de Portadores de Deficiência, Cláudio de Brito, o superintendente do Setransp, José Amâncio, além de diversos secretários municipais e cadeirantes da capital.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.