[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Oferecer mais conforto, acessibilidade, segurança e garantir a pontualidade do Sistema de Transportes Coletivos de Aracaju. Foi com estes objetivos que o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, entregou na manhã de hoje 44 novos ônibus que irão circular na capital sergipana. Em janeiro outros 36 ônibus e em março mais 15 veículos serão incorporados ao sistema da cidade, o que significará a renovação de aproximadamente 25% da frota.

“Realizamos um debate transparente e respeitável na sede da SMTT com as empresas de ônibus para oferecer qualidade aos usuários. A construção de um sistema de transportes não é fácil, mas a prefeitura tem avançado significativamente para garantir o controle sobre o gerenciamento do sistema”, afirmou Marcelo Déda. Os novos veículos são das viações Progresso, Cidade Aracaju e São Cristóvão.

O prefeito anunciou na solenidade realizada em frente ao Palácio Ignácio Barbosa que já estão autorizadas a revitalização do Terminal de Ônibus da Atalaia e as construções de duas ciclovias. A primeira delas ligará as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro à avenida Coelho e Campos até o Centro da cidade, onde haverá um bicicletário. A outra sairá do terminal de integração do bairro Industrial pelas avenidas Heráclito Rollemberg e Gasoduto até a nova avenida Perimetral, facilitando o acesso ao bairro Santa Maria.

“O programa de ciclovias terá continuidade durante toda a nossa gestão de modo a estimular ainda mais o uso das bicicletas e garantir a segurança de quem já se utiliza delas como meio de transporte”, assegurou o prefeito. Até o momento, a administração de Marcelo Déda já revitalizou e/ou construiu 13,5km de ciclovias em Aracaju, incluindo a da avenida Rio de Janeiro e o novo trecho que liga a via ao terminal de ônibus do DIA. Antes da atual administração, a última ciclovia construída em Aracaju datava do início dos anos 80.

Os portadores de necessidades especiais

A Prefeitura de Aracaju e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) assumiram o compromisso de efetivar uma parceria para beneficiar os portadores de necessidades especiais. A idéia é assegurar um sistema exclusivo e individualizado de atendimento utilizando vans sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Nós vamos cumprir mais um compromisso social aliando este serviço à oferta de acessibilidade plena que nós já incorporamos aos nossos terminais de ônibus e parte da frota”, disse o prefeito Marcelo Déda, numa referência ao piso tátil e inscrições das rotas de ônibus em Braile nos terminais da cidade para atender os deficientes visuais, e à instalação de elevadores para portadores de deficiência motora nos coletivos da capital.

Jardins versus contrapartida social

Numa associação inédita com a iniciativa privada, a Prefeitura de Aracaju garantiu a construção da rótula da avenida Beira Mar em frente à ponte sobre o Rio Sergipe para facilitar o retorno dos motoristas à zona Sul da cidade, além de garantir segurança aos pedestres, que contarão com mais sinalização e faixas de travessia.

Uma praça no loteamento São Carlos e outra no bairro Jardins também serão construídas. “Este é o resultado de um trabalho sério e estas obras foram a contrapartida social que exigimos dos empresários para permitir a alteração do trânsito no bairro Jardins em conseqüência da ampliação do shopping”, explicou Marcelo Déda.

Mais obras

A construção do novo terminal da zona Oeste, batizado de Leonel Brizola, vai marcar a modernização do sistema de transporte coletivo na capital. A proximidade do novo terminal com a chamada Rodoviária Nova vai oferecer comodidade e segurança ao usuário que chega a Aracaju ou que se desloca para outros municípios.

A estrutura incluirá acessos para deficientes visuais e motores, ponto de táxi, lanchonete, modernas instalações sanitárias, fraldário, plataformas de embarque e desembarque com cobertura para proteger os usuários do sol e da chuva. “Do mesmo jeito que fizemos com as unidades de saúde, vamos criar um padrão der qualidade em nossos terminais de ônibus”, disse o prefeito.

Participaram da entrega dos 44 novos ônibus o vice-prefeito Edvaldo Nogueira; os superintendentes da SMTT, Bosco Mendonça, e do Setransp, José Amâncio; os presidentes das Viações Cidade de Aracaju e São Cristóvão, Lauro Menezes, e da Progresso, Adierson Monteiro; os deputados estaduais Ana Lúcia e Mardoqueu Bodano; o superintendente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi; vereadores, secretários municipais e a comunidade em geral.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.