[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No início da tarde de ontem, quarta-feira, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recepcionou, no Aeroporto Santa Maria, o governador Marcelo Déda, que realizou nos últimos dias viagens às cidades de Washington e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Na ocasião, o vice Belivaldo Chagas fez a transmissão do cargo ao governador. O prefeito Edvaldo Nogueira destacou que, dentre os encontros e reuniões que o governador de Sergipe participou, a que mais interessa ao município de Aracaju no momento é o encontro com a diretoria do Banco Interamericano (BID).

“É muito relevante esse fato, porque nós já temos um acordo com o BID. Déda já havia falado com representantes do BID em viagem realizada quando ele era presidente da Frente Nacional de Prefeitos, inclusive os prefeitos e as prefeituras tiveram a partir daí uma vitória muito grande, pois passaram a tratar diretamente com o BID, sem precisar da interlocução do Governo Estadual ou Federal. Hoje as próprias prefeituras podem fazer linhas de crédito diretamente com o Banco. Fizemos um projeto para Aracaju e está em andamento, já tendo sido aprovado o empréstimo pela Câmara Municipal. A lei também já está aprovada e o nosso processo está no Cofiex [Comissão de Financiamentos Externos] à espera de seguir para o Senado para aprovação. Eu tenho impressão que até agosto ou setembro o empréstimo vai estar pronto. Portanto, com a ida do governador Déda a Nova Iorque e a Washington, ao BID, ele se comprometeu em verificar como estava o processo aqui de Aracaju para ajudar e melhorar o andamento”, destacou o prefeito.

A comitiva do governador foi composta pela secretária do Estado de Planejamento, Lúcia Fálcon; o secretário do Estado de Turismo, João Augusto Gama; o secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana; além da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino. O motivo da viagem foi de realizar diversas reuniões com as diretorias do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco Mundial para trazer recursos para Estado, como no caso do ProCidades em Aracaju.

Segundo o governador Marcelo Déda, o balanço da viagem foi extremamente positivo para o Estado e também para Aracaju. Ele destacou a prática de relacionamentos e de negócios que a Prefeitura de Aracaju tem com essas duas organizações, inclusive através de contratos com o BID no ProCidades. Disse também que é muito importante nesse início de Governo conhecer a diretoria desses fomentadores em investimento, para
a partir daí conseguir recursos para investir no Estado.

“O ProCidades, o BID abriu para as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes e Aracaju já participa dele. O processo está sendo examinado pelo Banco e nós estamos propondo um novo projeto, que a partir de intervenções focadas na moradia, crie condições para intervenções na área de infra-estrutura urbana com as prefeituras e com os governos municipais. É um projeto dedicado às cidades do interior e o BID concordou com o foco, mas pediu que reuníssemos, nos próximos 60 dias, a equipe técnica para analisar dois projetos que já estão operando no Brasil. Um deles é o ParanáCidades, que vem sendo operado no Estado do Paraná e que também trata no repasse de recursos do BID para os municípios”, informou Déda.

Também estiveram presentes na recepção ao governador, secretários municipais, secretários de governo, além da primeira-dama do município de Aracaju e presidente da Fundação Aperipê, Indira Amaral; o presidente da Assembléia Legislativa, Ulices Andrade; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Góis, e prefeitos do interior do Estado.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.