[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na noite do último sábado, dia 20, da solenidade de comemoração dos 70 anos da Sociedade Médica de Sergipe (Somese). A solenidade aconteceu no Teatro Tobias Barreto (TTB), onde foi lançado um catálogo contando a história da entidade, que teve o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Na opotunidade, foram homenageados ex-presidentes da entidade e o médico sergipano Eraldo Machado de Lemos, membro da primeira Diretoria da Associação Médica Brasileira (Amab).

“É um momento de muita alegria para todos nós sergipanos, poder comemorar os 70 anos da Somese. Num país no qual é tão difícil que as instituições tenham longevidade, uma entidade sergipana completa 70 anos, vivendo intensamente, trabalhando, colaborando, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso Estado”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

O presidente da Somese, Roberto Gurgel, falou sobre o papel exercido pela entidade nesses anos. “A Somese contribuiu efetivamente para os avanços da Medicina no Estado, bem como para a organização dos médicos sergipanos”, apontou. A solenidade foi encerrada com a apresentação Orquestra Sinfônica de Sergipe e Wagner Tizo.

Participaram da comemoração o governador Marcelo Déda; os secretários municipais Marcos Ramos (Saúde); Luiz Carlos (Procuradoria Geral) e Antônio Samarone (Transporte e Trânsito); o vereador Emanuel Nascimento (líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju); o presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral; o secretário estadual de saúde, Rogério Carvalho; entre outras autoridades e médicos.

Somese

Segundo informações do site da Somese (www.somese.com.br), a primeira tentativa dos médicos de Sergipe em se organizarem através de uma entidade associativa data do final da segunda década republicana, com a fundação da Sociedade de Medicina de Sergipe, em 15 de outubro de 1910. No dia seguinte, a entidade publicou seus estatutos no jornal ´O Estado de Sergipe´. Além de médicos, congregava dentistas e farmacêuticos. O primeiro presidente foi o Dr. Helvécio Andrade. Infelizmente, a Sociedade teve vida efêmera, uma vez que, apenas um ano após a sua instalação, ela foi extinta.

Somente em 1919 ocorreu uma segunda tentativa de organização médica: cria-se a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Sergipe, em 14 de julho, tendo como primeiro presidente o Dr. Francisco Fonseca. Até a construção do Hospital de Cirurgia, a entidade teve uma destacada atuação política, quando no seu comando estava o eminente cirurgião Augusto Leite. Depois a entidade passou por um período de declínio, sendo desativada.

Em 27 de junho de 1937, finalmente, é fundada a Sociedade Médica de Sergipe, que perdura até hoje lutando pelos interesses da classe. E, segundo o professor Henrique Batista, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ex-presidente da Somese, a entidade teve, na sua evolução histórica institucional, três fases: a fase da Intencionalidade, que perdurou até 1949, com o fim do longo mandato do Dr. Augusto Leite. Com a ascensão do Dr. Machado de Souza à presidência, inicia-se uma nova etapa, denominada de Fase de Concretização, que vai até o final da décima quarta diretoria, em 1971.

A partir daí, e até os dias de hoje, perdura a Fase de Emancipação, onde a Somese consolidou o seu prestígio no seio da comunidade sergipana, notadamente a partir do trabalho da vigésima segunda diretoria, sob o comando do Dr. José Hamilton Maciel Silva, empossado em de 4 de outubro de 1985 após histórica disputa eleitoral. Depois dele, a entidade teve um enorme salto de qualidade, com o trabalho renovador e revolucionário da vigésima sexta diretoria, sob o comando do Dr. Lúcio Antônio Prado Dias, criador do Departamento de Convênio, talvez a maior realização e conquista da categoria, com reflexos importantes no defesa do exercício da profissão médica. Os presidentes que lhe sucederam, William Soares, Henrique Batista e agora, com a eleição, em 2002, de uma chapa de renovação encabeçada pelo médico Roberto Gurgel, trouxeram e ainda vêm incorporando cada vez mais, maiores e melhores benefícios para a categoria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.