[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na noite de ontem, sexta-feira, como debatedor no encerramento do IV Encontro Nacional de História e Cultura da Universidade Tiradentes (Unit). O evento, que teve como tema `Os 90 anos de Revolução Russa – a história das esquerdas do Brasil`, foi realizado no Teatro Tiradentes, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O encerramento contou com a presença da deputada estadual Tânia Soares.

Edvaldo Nogueira participou da conferência sobre `O fim da URSS e suas implicações na Geopolítica Global´, com o jornalista José Carlos Ruy, da Revista Princípios. “É uma alegria muito grande voltar a participar desse evento. Estive na abertura e disse algumas palavras, mas agora me sinto aqui com um misto de alegria e de muita responsabilidade, por debater com José Carlos Ruy, pela capacidade e talento desse grande jornalista e historiador”, afirmou.

Em sua fala, o prefeito destacou o que vem acontecendo em especial na América Latina após o fim da URSS e a conseqüente hegemonia dos Estados Unidos. “Hoje está acontecendo um fenômeno importante na América Latina. Vários países derrotando as elites conservadoras neoliberais e partidos de esquerda, de centro-esquerda, frentes políticas que são comunistas, socialistas, sociais democratas, liberais até, de centro, se unem para derrotar as forças conservadoras e construir regimes políticos relativamente diferentes ou contraditórios ao imperialismo norte-americano. É o caso do Brasil com Lula, da Argentina, de Chavez na Venezuela. Isso é o que nós estamos vivendo neste momento; ainda sob a égide de uma potência, que através de uma rede que foi formada tenta colocar para a humanidade um sistema único, mas ao mesmo tempo a humanidade devagar vai resistindo em várias partes do mundo e vai se criando um novo modo de compreender”, apontou.

O prefeito anunciou alguns convênios que serão feitos com a Universidade Tiradentes, através do Departamento de História. “Nós vamos lançar o concurso de monografia chamado Felisberto Freire, que fará 100 anos no próximo ano, e vai tratar sobre a história de Aracaju. O outro convênio é o lançamento do livro sobre Manoel Bomfim, que é resultado de um seminário realizado pela Unit em 2005 e que a Prefeitura também apoiou. A terceira é um convênio do Arquivo Municipal com a Unit, para fazer um tratamento e catalogação do acervo fotográfico da cidade de Aracaju”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.