Prefeito condecora ministro Nelson Jobim com a Grã-Cruz do Mérito Serigy
Após condecorar o ministro Nelson Jobim, o prefeito, que é o grão-mestre da Ordem do Mérito Serigy, afirmou que Aracaju vive um momento singular em sua história coincidindo com as comemorações do seu sesquicentenário. “Desde o dia 17 de março deste ano, nossa cidade tem, de forma entusiástica, celebrado a sua história e rememorado os seus feitos, celebrando a auto-estima de seu povo e também tem feito desse momento uma oportunidade para agradecer a homens e mulheres que, com sua atividade no campo da política, no campo das instituições, lutas sociais, cultura e da inteligência, têm ajudado a edificar a história dessa cidade e a elevar o nome do nosso estado”, disse o prefeito, em referência aos homenageados.
O prefeito Marcelo Déda revisitou os destacados aspectos históricos que marcaram a fundação da cidade de Aracaju, a resistência enfrentada por Inácio Barbosa e o seu ímpeto de mudança, vislumbrando um futuro melhor para as gerações seguintes. “A criação dessa cidade e a sua elevação a capital são alguns dos mais belos momentos da história política do povo de Sergipe. O presidente Inácio Barbosa tomou uma decisão que ia de encontro à mesmice daquela época”, salientou o prefeito. “Graças a este ato inicial, Aracaju foi a primeira cidade planejada do país e, recentemente, fomos gratificados com a eleição de Aracaju como a melhor capital do Norte e Nordeste em qualidade de vida. Isso nos honra, nos gratifica e explicita o valor do ato inicial de Inácio Barbosa”, completou Marcelo Déda.
HISTÓRICO
O prefeito, em seguida, mencionou diversos aspectos relativos à destacada atuação profissional do ministro Nelson Jobim, desde advogado militante, passando por professor universitário e chegando ao mais alto cargo do Judiciário brasileiro. “O ministro Nelson Jobim passa a ser reconhecido nacionalmente com a Assembléia Nacional Constituinte, onde foi líder do PMDB e participante ativo de todos os debates”, salientou. “Vossa Excelência foi homem do Executivo na cadeira do Ministério da Justiça, e Vossa Excelência é homem do Judiciário presidindo a mais alta corte que é o Supremo Tribunal Federal”, ressaltou Déda.
“Travamos debates intensos, eu líder da bancada do PT, quando deputado federal, e Vossa Excelência ministro da Justiça. Porém todos eles, dentro dos princípios da democracia, na afirmação de valores que admitem divergência mas não admitem comportamento agressivo”, lembrou. “Por isso, o prefeito da cidade de Aracaju sente-se honrado de, em nome da cidade, trazê-lo para esta congregação que é a Ordem do Mérito Serigy, que nos orgulha em tê-lo como titular da nossa mais importante ordem e da mais elevada condecoração”, completou Déda.
CONSTRUÇÃO DO FUTURO
Ao agradecer a homenagem, o ministro Nelson Jobim afirmou que, após a fala do prefeito, passou a ter a clara compreensão do porquê de Sergipe sempre ter se mostrado como um “celeiro de inquietação do progressismo”. “A construção de Sergipe, relatada aqui pelo prefeito Déda, nos mostra nitidamente que o Brasil tem em todos os seus quadrantes exatamente a expectativa da construção do futuro”, disse o ministro.
“A história da construção de Aracaju, em outro relato do prefeito, nos mostra como a fibra e a luta do povo sergipano moldaram e fincaram aqui firmemente o marco do progressismo, tendo o compromisso histórico de não só pensar no presente, como também assegurar condições favoráveis para as gerações futuras. O sentido do passado é o compromisso de alcançar o futuro. Isso foi o referencial de Inácio Barbosa e está sendo o referencial de Marcelo Déda”, complementou.
MINISTROS HOMENAGEADOS
Na mesma solenidade, foram homenageados com a medalha comemorativa aos 150 anos de Aracaju os ministros José Arnaldo da Fonseca, do Supremo Tribunal de Justiça; José de Castro Meira, também do STJ; José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes, do Tribunal Superior do Trabalho; e Luís Carlos Fontes de Alencar, ministro aposentado do STJ.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, do deputado federal Sigmaringa Seixas, representando a Câmara Federal; da presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargadora Marilza Maynard, do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Antônio Passos, do presidente do Tribunal de Contas, Hildegards Azevedo, do senador Antônio Carlos Valadares, do diretor da Defensoria Pública do Estado, Renan Tavares, representando a governadora em exercício, Marília Mandarino; dos deputados federais Jackson Barreto e Bosco Costa, de vereadora Tânia Soares, representando o legislativo municipal; do deputado estadual Mardoqueu Bodano, do reitor da UFS, Josué Modesto Subrinho; dentre outras autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito condecora ministro Nelson Jobim com a GrãCruz do Mérito Serigy – Fotos: Márcio Dantas