[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, assinou esta manhã em Brasília o convênio para beneficiar 3 mil jovens aracajuanos através das ações do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) do Governo Federal. Outras 15 capitais também aderiram hoje ao programa, que vai levar educação, inclusão digital, formação de cidadania e combater o desemprego na faixa etária dos 18 aos 24 anos.

A solenidade de assinatura contou com a participação dos ministros Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência da República (que coordena o ProJovem), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Fernando Haddad (Educação) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

“Este é um grande passo que damos para a formação cidadã da juventude aracajuana no sentido de que ela possa erguer os braços e abraçar o futuro”, avaliou Marcelo Déda. Para ele, incluir Aracaju no ProJovem é o reconhecimento do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos esforços que a prefeitura da cidade vem concentrando para produzir uma política prolongada, justa, conseqüente e que atenda com eficácia as necessidades dos jovens.

Em Aracaju, três mil jovens que só tenham estudado até a quarta série terão a oportunidade de concluir seus estudos até a oitava série do ensino fundamental a partir de outubro deste ano. A previsão é de que em 2006 mais 1.600 vagas sejam abertas. Para estudar e se qualificar profissionalmente os jovens receberão mensalmente do Governo Federal uma ajuda de custo no valor de R$ 100 durante um ano.

Para o prefeito, o ProJovem forma cidadãos conscientes e reafirma a preocupação do Governo Federal com a juventude brasileira. “Com este projeto, a presidência da república demonstra com ações reais a preocupação do presidente Lula com a articulação e integração de políticas públicas que atendam a esta importante parcela da população. A Prefeitura de Aracaju vai fazer deste programa um importante instrumento de combate à exclusão social e ao desemprego”, garantiu Marcelo Déda.

Preocupação com a juventude

Desde que assumiu a Prefeitura de Aracaju em 2001, o prefeito Marcelo Déda tem dado atenção especial às políticas desenvolvidas para os jovens na capital. A Coordenadoria de Juventude da Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp) e as ações educativas e de capacitação profissional da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) são alguns dos exemplos mais eloqüentes da seriedade com que a questão vem sendo tratada pela administração municipal.

Inúmeros cursos de geração de emprego e renda já foram e continuam sendo oferecidos para inserir jovens de todos os bairros no mercado de trabalho, principalmente utilizando a ferramenta da inclusão digital. “Para a Prefeitura de Aracaju, a juventude é muito mais que um slogan. É, na verdade, uma parcela da sociedade que precisa e tem recebido nossa atenção prolongada e eficiente”, enfatizou o prefeito Marcelo Déda.

ProJovem

A Lei sobre o ProJovem também criou o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Secretaria Nacional de Juventude em fevereiro deste ano, o que possibilitou e elaboração de uma Política Nacional de Juventude mais completa e bem definida, voltada para uma população de mais de 34 milhões de pessoas de 15 a 24 anos de idade.

No Orçamento Geral da União (OGU) para 2005, aprovado pelo Congresso Nacional, o ProJovem recebeu R$ 311 milhões. É com este recurso que foi possível inscrever, progressivamente, ao longo deste ano, 200 mil jovens em todas as capitais e no Distrito Federal. Em todas as capitais haverá inscrições para os jovens interessados em participar do programa, o que poderá ser feito pelo telefone 0800-642-7777, de 12 a 22 de setembro. As aulas começam em 17 de outubro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.