Prefeito abre aula inaugural para capacitação de educadores do ProJovem
Com um projeto pedagógico inovador na medida em que se baseia na integração total das disciplinas formais somadas à capacitação profissional e formação cidadã de jovens entre 18 e 24 anos que cursaram até a 4ª série do ensino fundamental, o programa vai formar nos próximos 12 meses 3 mil alunos em Aracaju e 200 mil nas capitais brasileiras. A proposta do Governo Federal é de que outros 200 mil estudantes sejam formados até o fim do segundo ano de execução do projeto.
“O processo é pioneiro porque abandona o conceito de educação escolar burocrática apenas para tapar buracos formais e agrega o conceito mais profundo de formação para a vida, com combate à exclusão e construção contínua da cidadania, previsto nas ações da política nacional de juventude do governo do presidente Lula”, explicou o prefeito Marcelo Déda.
Gestão Integrada
Coordenado nacionalmente pela Secretaria Geral da Presidência da República através da Secretaria Nacional da Juventude, numa ação conjunta com os ministérios da Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Trabalho e Emprego, o ProJovem ataca os problemas da juventude brasileira nos seus focos centrais e retira esses jovens do possível caminho para as drogas e a criminalidade. A escolha das capitais para sediar o projeto se deu porque nelas foram detectados mais de um milhão de jovens que se encaixam nos objetivos do programa.
Desta forma, o ProJovem estabelece um novo patamar para que os homens e mulheres sem carteira assinada possam completar o ensino fundamental (até a 8ª série) e disputar com mais chances vagas no mercado de trabalho e até mesmo em níveis mais avançados de ensino. Uma bolsa mensal no valor de R$ 100 será paga a todos os alunos integrantes do projeto, desde que eles obtenham 75% de freqüência no curso e entreguem todos os trabalhos solicitados pelos professores.
Na capital sergipana, as secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Cidadania e a Fundação Municipal do Trabalho farão a gestão do programa. “Aracaju é uma das cidades piloto de implementação de um projeto importantíssimo que vai oferecer aos jovens a oportunidade de sonhar novamente com uma vida digna”, afirmou o prefeito. Oito professores selecionados segundo critérios rígidos de avaliação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e capacitados num curso recentemente realizado em Recife (PE), formarão os educadores do ProJovem em Aracaju.
Atribuições
A maior parte dos recursos investidos no ProJovem vem do Governo Federal, mas a participação da prefeitura municipal neste processo também é primordial para que ele aconteça com sucesso. “Estamos investindo um valor que não estava na programação de nossa execução orçamentária porque Aracaju não podia ficar de fora de uma iniciativa fundamental como esta”, falou o prefeito.
À PMA cabe a responsabilidade de oferecer um local adequado para as aulas e para a instalação de laboratórios de informática, o pagamento da internet, material complementar de ensino e parte do lanche dos alunos. Já o Governo Federal garante o financiamento de todo o material didático, o pagamento da bolsa de R$ 100 para cada aluno e dos salários dos educadores, o fornecimento de computadores e impressoras, além da realização de avaliações sobre a qualidade do aprendizado e dos cursos em todo o país.
Confiança no trabalho
“O ProJovem vai assegurar um salto de qualidade muito importante na formação e na vida desses meninos e meninas de todo o Brasil. A gestão intersetorial é, de fato, uma inovação que fará a diferença na hora de dar oportunidades iguais a quem, por motivos variados, abandonou os estudos”, afirmou a coordenadora nacional do programa, Maria José Viera, na mensagem por vídeo exibida no início da solenidade.
Confiante no trabalho que será realizado pela equipe de professores de Aracaju, a secretária municipal de Educação, Teresa Cristina Cerqueira da Graça, deu boas-vindas e desejou boa sorte aos educadores. “Eu tenho certeza de que, com a seriedade e dedicação de nossos profissionais, Aracaju será referência nacional na execução do ProJovem, assim como já o é em tantas outras áreas”, disse.
O vereador Iran Barbosa; Edivaneide Lima, representante da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo; e a presidente do Conselho Municipal de Educação (Conea), Maria de Fátima Luduvice, também participaram da aula inaugural para capacitação de educadores do ProJovem.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito abre aula inaugural para capacitação de educadores do ProJovem – Fotos: Márcio Garcez