[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Adelídia Irlani de Melo Palanca, 09 anos, seria uma criança como outra qualquer se há três semanas não tivesse sido eleita a prefeita mirim de Aracaju. Estudante da 3ª série do 1º grau da Escola Profº Francisco Portugal, Adelídia participou da eleição promovida pelo Projeto OP Mirim, da Secretaria de Orçamento Participativo, no dia 09 de outubro.
Este projeto integra o Programa Cidade Criança da Prefeitura de Aracaju, e foi realizado durante as plenárias do Orçamento Participativo nos diversos sub-distritos da cidade.
Adelídia Palanca foi eleita entre 14 candidatos mirins de várias escolas municipais. O cargo de vice-prefeito ficou para Caio César de Andrade Almeida, 08 anos, aluno do Colégio Bom Pastor.
Em entrevista ao site do Cidade Criança, a prefeita mirim fala sobre sua consciência política e também o que mudou nestas primeiras semanas de “mandato”:

Cidade Criança – Muita coisa mudou na sua vida depois que você foi eleita prefeita mirim?

Adelídia Palanca – Mudou tudo. Quando eu chego no colégio todo mundo fala “olá prefeita”, e eu respondo “oi”. Meus colegas ficam me cobrando coisas, querem mais faixas de pedestre na frente do colégio, por que lá passa muito ônibus.

CC- E o que mais eles te cobram?

Adelídia – Ah, eles querem que pintem as escolas e façam mais parques para a gente brincar.

CC- E o que você fala quando eles te pedem tantas coisas?

Adelídia – Eu falo que vou falar com o prefeito (Marcelo Déda) para ele resolver. Falei com ele semana retrasada quando a gente foi na prefeitura e na galeria de artes. Até almocei com o vice-prefeito.

CC- E como prefeita mirim, o que você acha que deve ser feito para melhorar ainda mais a cidade?

Adelídia – Se tivesse mais segurança nas escolas, nas ruas e nas praças ia mudar muito. Aracaju tem muita coisa boa. Na minha rua (bairro Augusto Franco), tem lazer dia de domingo. A rua fecha e a gente fica andando de bicicleta, brincando…

CC- Qual foi seu discurso na hora de se candidatar à prefeita mirim?

Adelídia – Eu falei que gostaria de mais creches, mais parques e aula de natação. A criança de Aracaju precisa de lazer e educação.

CC – Você pretende seguir a carreira política?

Adelídia – Eu quero ser prefeita quando crescer. Minha tia me falou que desde pequena é que a gente consegue, só lutando. Quero fazer vestibular, trabalhar e comprar uma casa bem grande, isso tudo sendo prefeita.

CC- E quando você for prefeita, o que pretende fazer por Aracaju?

Adelídia – O que me pedirem eu vou fazer, o que eu puder, claro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.