Prefeita mirim: “criança quer lazer e educação”
Este projeto integra o Programa Cidade Criança da Prefeitura de Aracaju, e foi realizado durante as plenárias do Orçamento Participativo nos diversos sub-distritos da cidade.
Adelídia Palanca foi eleita entre 14 candidatos mirins de várias escolas municipais. O cargo de vice-prefeito ficou para Caio César de Andrade Almeida, 08 anos, aluno do Colégio Bom Pastor.
Em entrevista ao site do Cidade Criança, a prefeita mirim fala sobre sua consciência política e também o que mudou nestas primeiras semanas de “mandato”:
Cidade Criança – Muita coisa mudou na sua vida depois que você foi eleita prefeita mirim?
Adelídia Palanca – Mudou tudo. Quando eu chego no colégio todo mundo fala “olá prefeita”, e eu respondo “oi”. Meus colegas ficam me cobrando coisas, querem mais faixas de pedestre na frente do colégio, por que lá passa muito ônibus.
CC- E o que mais eles te cobram?
Adelídia – Ah, eles querem que pintem as escolas e façam mais parques para a gente brincar.
CC- E o que você fala quando eles te pedem tantas coisas?
Adelídia – Eu falo que vou falar com o prefeito (Marcelo Déda) para ele resolver. Falei com ele semana retrasada quando a gente foi na prefeitura e na galeria de artes. Até almocei com o vice-prefeito.
CC- E como prefeita mirim, o que você acha que deve ser feito para melhorar ainda mais a cidade?
Adelídia – Se tivesse mais segurança nas escolas, nas ruas e nas praças ia mudar muito. Aracaju tem muita coisa boa. Na minha rua (bairro Augusto Franco), tem lazer dia de domingo. A rua fecha e a gente fica andando de bicicleta, brincando…
CC- Qual foi seu discurso na hora de se candidatar à prefeita mirim?
Adelídia – Eu falei que gostaria de mais creches, mais parques e aula de natação. A criança de Aracaju precisa de lazer e educação.
CC – Você pretende seguir a carreira política?
Adelídia – Eu quero ser prefeita quando crescer. Minha tia me falou que desde pequena é que a gente consegue, só lutando. Quero fazer vestibular, trabalhar e comprar uma casa bem grande, isso tudo sendo prefeita.
CC- E quando você for prefeita, o que pretende fazer por Aracaju?
Adelídia – O que me pedirem eu vou fazer, o que eu puder, claro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeita mirim: “criança quer lazer e educação” – Agência Aracaju de Notícias fotos: Abmael Eduardo