Pré-Conferência discute políticas de atendimento a crianças e adolescentes
Cerca de 150 adolescentes assistidos pelos programas sociais executados pela Semasc participam deste evento, que serve de preparação para a IV Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente que será realizada amanhã e na sexta-feira no Hotel Aquarius. São adolescentes inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Projeto Criança Cidadã, Projeto Agente Jovem, além dos adolescentes em conflitos com a lei assistidos pelo Programa das Medias Sócio-educativas. Nesta I Pré-Conferência, os adolescentes estão discutindo as temáticas envolvendo Participação, Controle Social e Sistemas de Garantias e Direitos – Por uma política para crianças e adolescentes, temas estes que serão focados durante a IV Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Vários representantes do poder público, dos Conselhos de Direitos e da sociedade civil organizada acompanharam os trabalhos que estão sendo desenvolvidos com os adolescentes. Compuseram a mesa de trabalhos a assistente social Rosária Rabelo, secretária Municipal da Assistência Social e Cidadania, Glícia Salmeron, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Josevanda Franco, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o arte educador Robson Anselmo, que esteve representando o Unicef, Eliane Aquino, presidente da Organização Não-governamental Missão Criança, a representante da Ordem dos Advogados, Iara Viana de Assis, e a representante dos adolescentes, Acássia dos Anjos Santos, escolhida através de votação entre os adolescentes.
Para a secretária municipal da assistência social, Rosária Rabelo, este é um evento marco na política de atendimento da Prefeitura Municipal de Aracaju voltada para este segmento da população. Para a secretária, os jovens têm muito a contribuir para o aperfeiçoamento das políticas voltadas para o atendimento o segmento infanto-juvenil. “É importante que os adolescentes se tornem multiplicadores de informações”, observa Rosária. “Vamos apontar qual o melhor caminho a seguir para que possamos implementar efetivamente uma política de atendimento voltada para criança e adolescentes, que também corresponda e atenda ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”. Na opinião de Glícia Salmeron, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, não haveria hora mais oportuna ou presente melhor para comemorar os 15 anos do ECA. “Estar todos reunidos discutindo e trocando idéias, fazendo valer o Estatuto”.
Eliane Aquino, presidente da ONG Missão Criança, destaca a importância deste evento. “Os adolescentes hoje têm consciência que são o nosso futuro”, disse, incentivando os adolescentes a questionar e tirar as dúvidas sobre os temas abordados. “Aproveitem ao máximo e tirem as suas dúvidas”, ressaltou. Josevanda Franco, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, falou à platéia, destacando o papel dos adolescentes que, com suas propostas e sugestões, refletem a vontade dos jovens.
A Pré-Conferência será encerrada na tarde de hoje com a eleição dos 35 delegados que representarão os jovens assistidos pela PMA na VI Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- PréConferência discute políticas de atendimento a crianças e adolescentes – Fotos: Ascom/Semasc