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Práticas pedagógicas inovadoras, professores comprometidos e participação ativa da comunidade na escola são alguns dos fatores responsáveis pelo sucesso das escolas estaduais classificadas, na etapa estadual do Prêmio Nacional de Gestão Escolar. O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com a Unesco e Fundação Roberto Marinho,  e tem o objetivo de melhorar o sistema educacional por meio de um processo formativo, focado no ensino de qualidade, com a participação da comunidade escolar.

O Colégio Estadual Barão de Mauá foi o grande vencedor da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar 2012, ano base 2011, e representará Sergipe na etapa nacional do concurso, que ocorrerá no mês de novembro em São Paulo. Em segundo lugar ficou o Colégio Estadual Professor Valnir Chagas, e na terceira colocação ficaram empatadas a Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade, de Lagarto, e Escola Municipal Professora Hermelina Costa Lima, de Itabaiana.

Para a coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, Maria Gerinalda Santos Lima, a gestão pedagógica e a cultura participativa foram fatores fundamentais para a qualidade de ensino das escolas e, consequentemente, as boas qualificações no Prêmio Nacional de Gestão Escolar.

“A cultura da autoavaliação constitui-se em uma ferramenta de gestão que propicia à escola um replanejamento nas ações, orientando a prática educativa, bem como a revitalização dos processos de participação dentro dos parâmetros definidos no “chão da escola”, buscando um entrelace do seu projeto político pedagógico, com as políticas públicas, frisando sempre a importância da participação efetiva da comunidade escolar, para o processo democrático e de política educacional”, disse.

A coordenadora estadual do Prêmio Gestão acredita que “o grande desafio da Educação é elevar os indicadores de desempenho internos e externos, de modo que esses resultados traduzam de fato a realidade de cada escola, no âmbito de todos os níveis e modalidades de ensino, quantitativa e qualitativamente”.

Maria Gerinalda disse que as escolas classificadas conquistaram avanços consideráveis nos processos de gestão, graças as suas práticas de autoavaliação e gestão participativa.

Escola Estadual Barão de Mauá

Vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar, a escola sediada em Aracaju se destacou no projeto por agregar ações significativas a serem desenvolvidas pela comunidade escolar, que vão desde o conhecimento da função social da escola até as formas mais adequadas de condução do trabalho, para que se aumentem as possibilidades de aprendizagem no ambiente educativo. Dentre os projetos, os alunos aprendem sobre o mundo e sobre si mesmos, adquirem conhecimentos úteis e aprendam a trabalhar com informações de complexidades gradativas e contraditórias da realidade social, econômica, política e científica.    

Colégio Estadual Professor Valnir Chagas

A escola da capital ficou em segundo lugar e mostrou na gestão pedagógica: jogos matemáticos, excursão para Serra de Itabaiana, olimpíadas de matemática, gestão de pessoas, projetos como a banda Sirry com Tody, palestras sobre legislação e avaliação, além de certificado do professor em avaliação pedagógica. Já na gestão participativa, o projeto envolve: reunião pedagógica, palestra do conselheiro tutelar, veículos informativos, gestão de serviços e recursos, rampa de acessibilidade, organização do arquivo inativo e mutirão da limpeza. A escola tem como um dos principais destaques a elevação do Ideb, que foi revertido de 2,4 para 4,1.

Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade

A escola de lagarto ficou em 3º lugar e apresentou o melhor índice do Ideb de Sergipe no Ensino Fundamental na rede estadual com 5,6. Apresentou o 3º Lugar no Prêmio Nacional em Gestão Escolar, com 97.1% de aprovação e 0% em evasão escolar. A escola, desde 2010, participa das Olimpíadas de Língua Portuguesa (MEC/Cenpec), projeto e atividade que classificou o aluno Douglas Cézar de Oliveira, que representou Sergipe na Região Nordeste em Fortaleza em 2011, culminando também com a participação da professora Vera Lucia Chagas Reis no Seminário em Brasília – Distrito Federal – por ter sido semifinalista na mencionada olimpíada.

Escola Municipal Professora Hermelina da Costa Lima

A escola de Itabaiana apresentou projetos pedagógicos nas áreas da leitura, diversidade cultural, educação ambiental (lixo), estudos afro-brasileiros (Consciência Negra), e oficina de matemática, que teve o intuito de desmistificar as concepções da lógica matemática da educação infantil ao ensino fundamental menor.

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