[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A construção da Praça João Paulo II, no bairro São Carlos, é um exemplo de diálogo da sociedade com a administração pública municipal. O espaço de lazer que hoje é uma feliz realidade para a comunidade local foi reivindicado através do Orçamento Participativo (OP) e executado por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

A prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), construiu a praça em um amplo terreno doado pela Ultragás, com recursos repartidos entre a municipalidade e o grupo empresarial sergipano João Carlos Paes Mendonça (JCPM). O espaço, que atualmente oferece qualidade de vida, auto-estima e cidadania aos moradores da região, deixou para trás um passado de medo e abandono.

Quem vive próximo ao local lembra sem saudade o que foi essa área. “Aqui existia um matagal fechado que servia de esconderijo para os marginais, ponto de assalto a taxistas, uma verdadeira barbárie. Para passar tinha que pagar pedágio, inclusive eu mesmo já fui uma vítima”, relembra o vice-presidente do Conselho de Segurança do Bairro, Wellington Araújo, que já sofreu uma tentativa de assalto no local. “Hoje temos essa praça como uma obra de grande relevância para o bairro e fruto também da união dos moradores”, completou.

Com uma estrutura dotada de parque infantil, campo gramado de futebol e rampas para portadores de necessidades especiais, a Praça João Paulo II é a única área de lazer para os quatro filhos de dona Eliane Silva de Jesus, que há 16 anos vive no bairro. “Antes eu tinha medo de deixar eles saírem, porque era um matagal horrível, que só acomodava coisa que não presta, rato, cobra e marginal”, lembra.

“Essa praça foi uma benfeitoria muito grande para a gente, até para quem tem algum comércio. Na parte da noite, no final de semana e quando tem jogo, aqui fica muito movimentado e sempre tem alguém vendendo cachorro-quente, batata frita. Antigamente, essa rua era motivo de preocupação para todo mundo”, acrescentou a dona de casa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.