[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para comemorar o Dia do Estudante no próximo 11 de agosto, segunda-feira, o Comitê do Programa Cidadania e Paz nas Escolas empossará seus novos membros às 9h, no salão nobre do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Sergipe (QCG/PM/SE), localizado à rua Itabaiana, 336, no Centro de Aracaju. O programa é desenvolvido pelo Governo de Sergipe, em parceria com as secretarias de Estado da Educação e a de Segurança Pública, através da Polícia Militar.

A solenidade de abertura vai contar com a exibição de um vídeo sobre o Programa Cidadania e Paz nas Escolas. Às 9h10min, ocorrerá o pronunciamento da diretora de ensino da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), representando o Ministério da Justiça, Juliana Márcia Barroso. Às 9h25min, haverá a apresentação da estrutura e funcionamento do Programa Cidadania e Paz nas Escolas, pelo Cel. Antônio dos Santos e pela professora Djanira Montalvão da Luz.

Às 9h40min, acontecerá à assinatura do Termo de Posse do Comitê com a presença dos integrantes da entidade. Às 9h50min, terá apresentação musical voz e violão do Colégio Barão de Mauá, realizada pela professora Ângela Maria dos Santos e o aluno Ítalo Torres. Às 10h será inaugurada a sede do programa ‘Cidadania e Paz nas Escolas’, situada à Rua Itanaiana, 336, Centro.

O Comitê será formado por representantes indicados pelo Ministério Público, Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Sergipe (UFS), secretarias estaduais, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Conselhos de Segurança, Síntese e OAB.

Ações

O Comitê objetiva a efetivação de uma proposta de gestão democrática em rede, que irá produzir efeitos positivos, como uma maior otimização dos recursos tecnológicos, através da veiculação de temáticas dos fóruns no site do programa. A rede irá favorecer um amplo debate interativo, estimulando, dentro de uma pedagogia dialógica, a discussão junto aos profissionais e estudantes, quanto à efetivação dos direitos humanos.

Um desses fóruns de discussão aconteceu na última semana, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Colégio Estadual Barão de Mauá. O presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, Tiago Oliveira, foi o moderador. Na ocasião, os alunos interagiram diretamente, tirando dúvidas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A gestora executiva do programa que representa a SEED, Djanira Montalvão, disse que esse é um momento ímpar para o programa, "pois verifiquei de perto o quanto os jovens se interessam pelo tema e pelos meios tecnológicos que hoje representam uma ferramenta atrativa e importante para se chegar até eles".
 
De acordo com o coronel Antônio dos Santos, coordenador executivo do programa pela Polícia Militar, é essencial que as instituições garantam a proteção à integridade da criança e do adolescente, enquanto um avanço no direito dessas pessoas, passando a considerá-las cidadãs.

O coronel afirmou também, que o programa visa diminuir os índices de violência no ambiente escolar, a partir do levantamento dos problemas de cada escola situada em áreas de risco social, com vistas a construir uma gestão democrática, com a participação de professores, alunos e da comunidade local.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.