[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para os 21 portadores de deficiência mental moderada que concluíram o curso de Agente de Limpeza oferecido pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), os certificados recebidos ontem, dia 13, representam não uma simples comprovação de freqüência às aulas, mas principalmente atestam a capacidade de cada um deles de integrar o mercado de trabalho e alcançar a inclusão social.

Foram 35 horas de aulas, entre dicas de relações interpessoais e prática de limpeza geral, que fizeram aumentar nos alunos o desejo de conseguir em breve um trabalho e assim maior independência de seus familiares. Isso é o que atesta uma das concludentes, Gilma Porto dos Santos, 40 anos. “Gostei muito do curso e agora quero um emprego, para trabalhar e ter o que é meu”, afirmou, acreditando que o conhecimento adquirido vai abrir portas para isso.

Segundo a psicóloga e instrutora do curso, Leila Machado, apesar de ser um público diferenciado, o conteúdo foi o mesmo e o rendimento dos alunos foi muito bom. “As aulas foram mais detalhadas para que eles compreendessem bem, sendo que eles demonstram o aprendizado melhor na prática”, informou, acrescentando que eles são sim muito capazes. “Às vezes até mais que uma pessoa dita normal”, enfatizou.

Inclusão Social

Durante a entrega dos certificados, que contou com uma apresentação de dança de dois alunos, o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, parabenizou a turma e falou do compromisso da prefeitura em promover a inclusão social. Também falou do marco que esse curso representa. “De tudo o que a gente fez em mais de 3 mil cursos esse ano, vocês realmente marcam o trabalho da Fundação”, declarou.

“É com alegria que estamos procurando fazer a nossa parte”, completou. De acordo com o presidente, além da qualificação profissional, uma preocupação maior é fazer com que com eles possam trabalhar. Por isso, todos os concludentes vão integrar o Programa de Intermediação de mão-de-obra, que é realizado pela Fundat em parceria com empresas, para encaminhá-los ao mercado.

Na ocasião esteve presente a promotora de justiça Berenice Andrade de Melo, que fez a entrega para um dos concludentes e falou para os demais. “É com grande satisfação que estou aqui hoje. É uma preocupação do Ministério Público que vocês sejam incluídos e vejo aqui um resultado já da preocupação do prefeito Marcelo Déda para que isso aconteça. Espero que possam tocar a vida em frente com independência”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.