População do Santa Maria participa de projeto social realizado nesta sexta-feira
Desde às 8 horas, exames de glicemia, verificação de pressão arterial, oficina de beleza, palestras e peças de teatro estão sendo feitos e apresentados à população na praça Padre Melo, no conjunto Padre Pedro. “O projeto técnico-social é uma exigibilidade, ou seja, quando há trabalhos desenvolvidos pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), essas atividades sociais devem ser feitas. Essas ações levam benefícios para a comunidade como um todo”, enfatiza Edson Freire Caetano, presidente da Fundat.
O evento que mobilizou moradores do Santa Maria prosseguirá até às 16 horas. “Todas as seis profissionais que estão cortando o cabelo das pessoas foram alunas de cursos de cabeleireiro oferecidos pela PMA, aqui no bairro. A expectativa é que cerca de 300 cortes sejam feitos”, diz Lucimeire Lima Araújo, assistente social. Hortência Almeida, 37, e Meire Nascimento Santos, 45, fizeram o exame de glicemia e acham que esta oportunidade é muito importante.
“Existem várias pessoas que não têm condições de fazer este exame, então esta chance é muito bem vinda para todos nós. Além de sairmos de casa para nos distrair um pouco, cuidamos da nossa saúde”, afirma Hortência. “Quero saber se tenho diabetes, pois nunca fiz esse exame. Esse evento está ótimo, o prefeito Marcelo Déda está de parabéns por fazer isso para nós”, ressalta Meire Nascimento.
Na palestra sobre cidadania e empreendedorismo, a palestrante Elisabete Garcia ressaltou os direitos e deveres de uma comunidade e trabalhou também com práticas. “Eles irão construir um bairro, onde irão exercitar seus direitos e deveres e uma bandeira onde irão expressar seus sentimentos. O objetivo é saber o entendimento deles sobre cidadania”, frisa Elisabete.
Após a palestra, um grupo de alunos do projeto Agente Jovem, do Centro de Referência do Santa Maria, realizou uma apresentação teatral sobre violência. Para a primeira dama de Aracaju, Eliane Aquino, que compareceu ao evento, este serviço valoriza o cidadão. “É um serviço educativo, de informações e socialização. Esta atividade integra as ações do município e as pessoas começam a se sentir valorizadas, com a auto-estima elevada, e isso tudo é muito válido”, diz.
Participação
Roseli Ramos dos Santos, 17 anos, participou do curso de cabeleireiro e hoje cortou o cabelo de várias pessoas. “Eu aprendi a cortar cabelo, pintar, alisar e a dar escova. Esse é o curso que eu sempre quis fazer e já estou trabalhando em casa”, enfatiza a nova cabeleireira.
Rosineide Simões também foi ao evento que mobilizou centenas de pessoas. “Eu vim fazer o exame de glicemia e quando cheguei aqui vi que estavam cortando cabelo, então fiquei muito feliz, pois cuidei da minha saúde e vou sair mais bonita daqui. Eu estava precisando fazer o exame de glicemia, pois tenho diabetes e faço o acompanhamento médico no posto de saúde. Estou gostando muito”, destaca Rosineide.
De acordo com a coordenadora de qualificação profissional da Fundat, Marta Rocha, a comunidade está participando do evento e de todas as atividades promovidas pelas secretarias municipais. “Estão ao todo sete órgãos competentes, pois a comunidade é grande e requer este serviço. Aqui no bairro temos cinco projetos (o Santa Maria Protege, o UAS Santa Maria, o de construção de 78 unidades habitacionais, o de infra-estrutura do Padre Pedro e o de controle da erosão do morro do avião)”, ressalta.
“O objetivo de toda esta mobilização é trabalhar a inclusão social, através da geração de emprego e renda, bem como o resgate da cidadania e elevação da auto-estima. A comunidade está participando e sendo beneficiada, que é o melhor”, declara Marta Rocha.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- População do Santa Maria participa de projeto social realizado nesta sextafeira – Fotos: Wellington Barreto