[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A política de saúde da Prefeitura de Aracaju busca atender a população levando em conta os diferentes níveis de complexidade apresentados por ela. Na Rede Ambulatorial Especializada, por exemplo, o investimento feito pelo município com o objetivo de otimizar a oferta de consultas e exames tem sido um dos desafios traçados.

Os três Centros de Especialidades Médicas (Cemar) que compõem a rede, sendo um deles destinado ao atendimento de crianças e adolescentes, permitem que os aracajuanos tenham acesso a esses serviços especializados. Como o sistema funciona integrado à Rede de Atenção Básica, através da Central de Regulação, o paciente que procura a unidade de saúde é atendido pelo médico do Programa Saúde da Família e quando constatada a necessidade ele é encaminhado ao Cemar.

Funcionando atualmente na Clínica São Domingos Sávio devido às obras de reforma, o Cemar Siqueira Campos oferece as especialidades médicas necessárias à atuação dos programas de Saúde do Adulto desenvolvidos pelo município. É ele que abriga o Centro de Referência em DST/Aids, composto pelo ambulatório e Centro de Testagem e Aconselhamento, e ainda oferta serviços de cardiologia, psiquiatria, controle de tuberculose, diabetes, entre outros.

A maior diversidade em especialidades médicas é oferecida pelo Cemar Augusto Franco, que também inclui a área de odontologia. Já o Cemar Infantil, vinculado ao Programa Saúde da Criança e do Adolescente, oferta todas as especialidades pediátricas, como por exemplo, cardiologia, neurologia, endocrinologia, psicologia e psicopedagogia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.