[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para complementar o objetivo do Programa de Coleta Seletiva implantado pela administração municipal em Aracaju, a Emsurb instalou os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) em diversos locais da capital para facilitar a participação da população numa ação de consciência sócio ambiental.

Através destes dispositivos, os moradores de diversos bairros podem dar uma destinação correta e coerente ao lixo previamente separado. “Os PEV’s são destinados à coleta do chamado lixo seco, ou seja, em que não haja resíduos orgânicos como restos de alimentos ou outros materiais que produzam umidade. O material coletado, assim como o que é obtido com a coleta seletiva através dos caminhões, também é destinado à Cooperativa de Reciclagem (Care), onde proporciona a geração de emprego e renda”, revela Célia Bastos, da Assessoria Técnica da Emsurb, responsável pelo gerenciamento da atividade.

Segundo ela, a empresa está estudando a ampliação da distribuição dos PEV’s a outras localidades, aliado a uma ação de conscientização para que a população assimile o conceito de reciclagem e entenda a importância de se minimizar os impactos ao meio ambiente. “Nossa ação tem que ser educativa, mostrando a importância de iniciativas como essa que já colocam Aracaju à frente de grandes cidades do país, onde não há esse serviço”, argumenta Célia Bastos.

Estímulo

Para o senhor Antônio Figueiredo, morador da rua Castro Alves, no conjunto Inácio Barbosa, a implantação dos PEV’s na praça principal representou um estímulo para que boa parte dos moradores adotassem uma conduta diferenciada no descarte do lixo. “Já presenciei pessoas jogando lixo aqui na praça várias vezes. Após a implantação dessas caixas, as pessoas se sentiram estimuladas a separar e descartar corretamente o que pode ser reaproveitado. Até carros param aqui para depositar o lixo”, afirmou.

Já o jornaleiro José Antônio Neves, 75, considerou a implantação dos PEV’s de grande importância para toda a comunidade do conjunto. “É um incentivo formidável para que as pessoas tenham mais cuidado com o ambiente, evitando descartar lixo de qualquer jeito e em qualquer lugar. A partir dessa idéia, as pessoas são levadas a pensar sobre a importância de um ambiente saudável e de fontes renováveis de material. A prefeitura está de parabéns pelo projeto”, sentenciou o jornaleiro que trabalha há 18 anos na praça do Inácio Barbosa.

Novas adesões

Segundo a assessora técnica da Emsurb, as comunidades ou condomínios que desejarem participar tanto do Programa de Coleta Seletiva, onde um caminhão passa semanalmente para recolhimento do material, quanto na instalação de Pontos de Entrega Voluntária, devem ligar para o 3179-7001 e marcarem uma visita. “Nós, inclusive, também nos prontificamos para realizar uma palestra de conscientização sobre a importância sócioambiental da reciclagem. Já realizamos essas atividades em parceria com diversos condomínios privados e com os moradores dos residenciais do PAR, além de diversas comunidades na capital”, complementou Célia Bastos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.