[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Ponto de Cultura ‘Juventude e Cidadania’, da ONG Ação Cultural, iniciou no último domingo, dia 28, as atividades do cineclube itinerante levando muita diversão para crianças, jovens e adultos do Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro.  A iniciativa foi viabilizada a partir de um convite feito à coordenação do Ponto pela equipe da curadoria da Mostra do Dia Internacional de Animação, que foi comemorado no domingo.

A iniciativa conta também com o apoio da Escola Estadual Júlia Teles, no Conjunto Jardim, onde foram realizadas as exibições para um grupo de mais de 40 pessoas. “A proposta do cineclube, cujo início estava programado para acontecer no próximo ano, mostrou ser uma iniciativa cultural promissora. Por esta razão, agradecemos a ‘acelerada’ proporcionada pelo convite dos organizadores da Mostra”, destaca Zezito Oliveira, coordenador do Ponto de Cultura.

Zezito explica que outra proposta estimulada pelo convite é a realização de oficina de animação para os adolescentes que estão participando da oficina de iniciação ao audiovisual do Ponto de Cultura ‘Juventude e Cidadania’.

Ele afirma que essa não é a primeira vez que consegue consolidar parcerias importantes para a realização das ações do Ponto. “Temos recebidos outros convites e ficamos muito contentes por que isso demonstra que nosso trabalho está tendo visibilidade e sendo reconhecido”, afirma.

Nas próximas sessões, o Ponto de Cultura irá promover exibição de curtas metragens. “Este formato oferece conteúdos diversificados e de curta duração, o que nos parece apropriado para prender a atenção do público. Sendo que, mais na frente, pretendemos apresentar média e  longas metragens”, afirma.

Segundo ele, para as próximas ações do cineclube a ideia é abrir debates ao final de cada sessão de filmes e levar material de desenho para os pequenos descreverem sentimentos e opiniões sobre o que viram e ouviram. A próxima sessão do cineclube deve ocorrer no mês de novembro.

Pontos

Atualmente, Sergipe conta com 30 Pontos de Cultura espalhados pelos oito territórios do Estado. A ação faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC) desenvolvido em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura (Secult).

Através de recursos oriundos dessa parceria, iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos pela sociedade civil são potencializados. As atividades desenvolvidas pelos Pontos de Cultura abrangem diversos setores como cultura popular, teatro, dança, capoeira, audiovisual e música.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.