[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A arte inclusiva está em pauta até o próximo dia 10 de novembro durante a VI Mostra Albertina Brasil de Artes sem Barreiras. Apresentações de teatro, dança, música, além de palestras e oficinas fazem parte da programação do evento, uma realização do Ponto de Cultura Albertina Brasil em parceria com o Ponto de Cultura Luz do Sol, com apoio das Secretarias de Estado da Cultura, da Educação e dos Direitos Humanos.

A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 05, no auditório do Centro Profissionalizante José Figueiredo e contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg. Para ela, participar da Mostra é uma forma de reiterar o compromisso do MinC com uma sociedade mais inclusiva.

“Essa é uma causa muito importante para o exercício do direito a todas as formas de cultura independente das diferenças. Estou muito honrada em poder participar da Mostra, principalmente porque ela é o resultado do trabalho que vem sendo feito pelos Pontos de Cultura, o que reforça que estamos no caminho certo através do Programa Cultura Viva”, ressaltou a secretária.

Márcia Rollemberg foi uma das conferencistas do evento e em sua fala sobre ‘Políticas Públicas, Cultura e Diversidade’ ela destacou as ações do MinC nessa área. Segundo ela, o Ministério tem valorizado as ações inclusivas através de diversas iniciativas. Além disso, ela afirmou a importância da Mostra Albertina Brasil.

“Essa é uma ação que deve circular além fronteiras do estado de Sergipe para mostrar todo o potencial que tem a arte sem barreiras”, afirmou.

O secretário da Cultura em exercício, Marcelo Rangel, também esteve presente, e ressaltou a força da arte inclusiva e a realização do evento através dos esforços de dois Pontos de Cultura, que recebem apoio financeiro do MinC e Secult para viabilizar suas ações. “Nós que fazemos parte da Secult ficamos muito felizes em ver a realização de mais uma edição através dos Pontos de Cultura mais atuantes de Sergipe”, acentuou.

Um dos responsáveis pela Mostra Albertina Brasil, Messias Cordeiro, falou da importância da união de diversas frentes para a realização de mais uma edição do evento.

“Nós persistimos por conta da participação de todos nessa iniciativa e porque queremos mostrar a força da arte sem barreiras aqui em Sergipe e no Brasil”, afirmou. Ele fez questão de destacar que a mostra teve início com Albertina Brasil, uma pessoa que teve forte influência na educação sergipana.

Programação

Durante o evento será possível conferir apresentações de diversos artistas e grupos das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul do país. Na abertura, foi possível prestigiar a apresentação do grupo de dança em cadeira de rodas do Ponto de Cultura ‘Albertina Brasil’ e das cantoras Marjorie Porto, de Santa Catarina, e da sergipana Ana Jéssica. Na noite desta segunda-feira, 05, as apresentações prosseguem na Rua da Cultura e na terça-feira, dia 06, ocorrem no Teatro Tobias Barreto.

Confira a programação completa:

06 DE NOVEMBRO
8h – Apresentações Artísticas – “GRUPO ARTE NA ESCOLA” (SE ), “ O Fantasma Da Ópera” (SE).

8h30 – ”A Arte de incluir na Diversidade da Vida”-Arnaldo Godoy (MG).

10h – Banda sem Preconceito (SE)

10h30 – Mesa Redonda: “A Arte para educar e incluir – Rita Maria Aguiar (RJ), Lucia Zacheu (RJ), Marcelo Cavalcante (RJ)”. Mediadora – Sonia Massud(PA).

Oficinas de Sexualidade da Pessoa com Deficiência – Luciano Marques-SP e Áudio Descrição, Orientação e Mobilidade – Patrícia Pordeus – PE (PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA)

13h30-17h30: Oficinas,

15h – Intervalo – Grupo de Teatro Superação – “O Sonho de Arthur” (SE).

19h – APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS – TEATRO TOBIAS BARRETO/ARACAJU.

07 DE NOVEMBRO
8h-Conferência: ”A Arte de incluir na Diversidade da Vida” – Arnaldo Godoy (MG)

9h-Intervalo – Grupo Superação (SE), Banda Sem Preconceito (SE).
9h30-12h- Mesa Redonda – Arte e Saúde Mental- Kako/MG, Gisele Baeta/MG, Christine Viana/MG e Vânia Amaral/MG,Mediadora: Flávia Alves(MG).

14h- Oficinas de Saúde Mental, Pintura Japonesa, Artes Plásticas, Dança, Orientação, Mobilidade E Acessibilidade.
Local: Escola Técnica do SUS/Aracaju/SE

19h – Apresentações Artísticas -Praça de Eventos de Itabaiana/SE

08 DE NOVEMBRO-NOSSA SENHORA DA GLÓRIA (SE)

9h -12h00 Mesa Redonda – Arte, Educação e Inclusão – Sônia Massud(PA),Argélia Narciso(PR), Franclin Costa(DF)), Eliana Ferreira (SP), Lucas Aribé (SE).

10h30 -Intervalo – Grupo Superação (SE), Grupo Noz Cego (BA).

14h-17h30 – Oficinas de Saúde Mental, Pintura Japonesa, Artes Plásticas, Dança, Orientação, Mobilidade e Acessibilidade.

19h – Apresentações Artísticas – Espaço de Eventos do CEASA de Monte Alegre/SE

09 DE NOVEMBRO-NOSSA SENHORA DA GLÓRIA (SE)

8h – 12h00 Mesa Redonda – PLANO VIVER SEM LIMITES – Jane Mare Rocha (SE),Joélia Silva(SE)),Luiz Eduardo Oliva(SE)Mediadora: Sonia Massud(PA),

10h30 -Intervalo – Grupo Integrarte (PE).

14h-17h – Oficinas

19h- 19h – Apresentações Artísticas – Ginásio de Esportes de Nossa Senhora da Gloria/SE

10 DE NOVEMBRO – Aracaju/SE
17h – Apresentações Artísticas -Orla do Por do Sol – Mosqueiro

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.