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Uma obra histórica e de caráter estruturante que oferece possibilidades para uma evolução sem precedentes na região Sul do Estado de Sergipe. Assim pode ser definida a importância da construção da ponte Gilberto Amado, ligando os povoados de Porto do Cavalo, no município de Estância, ao povoado Terra Caída, em Indiaroba que, após sua conclusão, interligará todo o litoral sul sergipano, facilitando o acesso para os visitantes, sobretudo os oriundos do estado vizinho da Bahia.

A partir de um investimento de mais de R$ 105 milhões (sendo R$ 94 milhões do Governo Federal e R$ 11 milhões do Governo do Estado), a nova ponte dinamiza a utilização de um eixo rodoviário em todo o litoral para alavancar a atividade turística e todos os investimentos dela decorrentes. Com 1.712 metros de comprimento e 14,2 metros de largura, a ponte Gilberto Amado é a maior em construção em todo o nordeste brasileiro. Atualmente, 70% da obra já foi executada e a estimativa de conclusão é para o primeiro trimestre de 2012.

Outra característica peculiar e de importância estratégica para a economia sergipana e da região é que dos cerca de 500 empregados atualmente na obra, aproximadamente 85% são da própria região, propiciando um benefício econômico e social imediato.

“Esta é a maior ponte em construção no Nordeste e apresenta um cronograma de execução extraordinário com 70% da obra pronta. Tivemos a oportunidade de presenciar o içamento da 37ª viga a ser inserida na estrutura e percorrer a primeira parte do tabuleiro da ponte que já foi instalado. Além de ser uma conquista histórica para Sergipe, esta ponte pode ser considerada a maior obra de engenharia já realizada na região Sul do estado”, avaliou o governador Marcelo Déda, ao descrever o roteiro da visita realizada na manhã desta segunda-feira, 2, ao lado de representantes da imprensa sergipana.

Segundo Déda, se forem somados outros investimentos realizados na região pelo Governo do Estado e a duplicação da BR 101, realizada pelo Governo Federal, pode-se deduzir uma aplicação de um volume histórico de recursos estruturantes para todo o sul sergipano. “Fazendo-se essa soma, poderemos concluir que nossa administração entrará para a história como a que mais realizou obras estruturantes na região Sul de Sergipe. Além disso, este é um investimento que gera benefícios para todo o Estado de Sergipe, pois o que criamos na prática é um novo eixo de desenvolvimento”, enfatizou o governador.

Novo destino turístico

Lembrando a importância de outra grande obra da atual administração, na gestão passada, que foi a ponte Joel Silveira, que liga o povoado Mosqueiro, na capital, ao povoado Caueira, em Itaporanga, Déda destacou a importância de uma estrutura rodoviária adequada para potencializar o aproveitamento do fluxo turístico existente no litoral baiano.

“Aqui, nós constatamos um novo eixo de desenvolvimento econômico propriamente dito, a partir da duplicação da BR e das referidas pontes, integrando o litoral Sul à capital sergipana, que é o nosso grande portal, e ao mesmo tempo criamos as condições para que Sergipe possa disputar parte do fluxo turístico oriundo do terceiro maior aeroporto do país, que é o de Salvador. Com essas obras, temos a oportunidade de aproveitar dessa proximidade com Salvador, criando um novo destino turístico, atraindo também investimentos que vão gerar emprego e ajudar a desenvolver toda a região”, contextualizou Déda.

Diálogo com a paisagem

O secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, fez questão de destacar que foi buscado um projeto que possibilitasse uma interação da obra arquitetônica com a bela paisagem sobre o rio Piauí. “Nós queríamos unir uma estrutura leve que dialogasse com essa paisagem. Chegamos a essa modelo que une estrutura de concreto armado com um vão central que contará com cabos estai. Esta é uma estrutura que está sendo montada rapidamente graças ao uso dos componentes prémoldados”, detalhou o secretário.

Postos de trabalho

De acordo com o engenheiro Alexandre Mendes, um dos responsáveis pela obra executada pela empresa Heleno & Fonseca, o canteiro de obras conta um efetivo aproximado de 500 trabalhadores, dos quais 85% são oriundos da própria região. “Para algumas funções específicas tivemos de contar com profissionais oriundos de outros estados, mas grande parte do efetivo utilizado foi recrutado dentre os profissionais da própria região adjacente, e o desempenho é altamente satisfatório”, afirmou o engenheiro.

Um destes sergipanos que encontraram postos de trabalho em sua própria região é o ajudante de guindaste, José Eraldo dos Santos, 24, que relatou a sua experiência positiva neste, que é o seu primeiro emprego com carteira assinada. “Graças a esse trabalho eu construí minha casa, comprei meus móveis e pude dar mais tranquilidade para minha mulher e meu filho”, descreveu o operário que é oriundo do povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhy.

De forma semelhante, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Hilton Cézar Silva, enumera as vantagens de uma obra como essa para a região. “Este é uma obra que deixa marcas históricas em toda a região. São muitos empregos e oportunidades de renda gerados para a população durante a obra, além do benefício definitivo que representa uma ponte deste porte”, ressaltou o engenheiro que é da cidade de Estância.

Desenvolvimento

O prefeito do município de Estância, Ivan Leite, salientou a importância da dinamização da atividade turística em toda a região. “Para nós estancianos, esta é uma obra que representa um marco histórico. Temos uma das 100 praias mais bonitas do mundo, segundo publicações européias, que é a praia do Saco e estamos alavancando o crescimento dessa indústria ‘sem chaminés’, que não polui e gera empregos para as pessoas mais simples e também para as mais qualificadas. Esta é uma obra que marca definitivamente qualquer administração”, resumiu Ivan, ao parabenizar o Governo do Estado e o Governo Federal pela realização.

Já o prefeito de Indiaroba, João Eduardo Viegas, destacou o marco para o crescimento turístico do estado que será possibilitado pela nova ponte. “Todos sabem da importância que representou a construção da Linha Verde pelo governo da Bahia. Esta ponte era necessária já que também sabemos que Salvador, além de ser a terceira maior área metropolitana do Brasil, além de ocupar destaque também como destino turístico. Com uma estrutura viária eficiente nessa região, nós vamos dinamizar ainda mais a freqüência dos visitantes da Bahia que já representam grande parcela dos que visitam Sergipe”, lembrou o prefeito.

Além dos prefeitos, parlamentares e autoridades que acompanharam a visita, também conheceram a ponte diversos representantes da mídia impressa e eletrônica de Sergipe.

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