[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O ministro interino da Integração Nacional, Luiz Antonio Souza da Eira, secretário-executivo da pasta, garantiu nesta terça-feira, 29, ao governador de Sergipe, Marcelo Déda, em Brasília, o reconhecimento imediato do estado de emergência dos municípios de Poço Redondo e Porto da Folha. Os dois municípios terão seus reconhecimentos do estado de emergência publicados no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 30. Eira confirmou, ainda, que falta apenas o parecer da consultoria jurídica do Ministério da Integração Nacional para incluir Poço Verde nesta lista.

Com este reconhecimento, os agricultores destes municípios, atingidos pela seca, passam a ter acesso ao seguro-safra. Ao mesmo tempo, o Exército pode retomar o trabalho de abastecimento de água à população por meio de carros-pipa, o que deve ocorrer ainda nesta semana. Ao ministro, Déda lembrou que Sergipe já sofre com a estiagem e a conseqüente falta de água, especialmente no semi-árido.

O governador solicitou a inclusão de outros municípios sergipanos, também castigados pela seca, na lista de reconhecimento do Ministério da Integração Nacional. O secretário-executivo informou que, tão logo sejam cumpridas exigências legais e burocráticas, adotará a mesma providência. Os municípios que estão com a documentação incompleta são Canindé, Pinhão, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória. A documentação é exigência legal para que o estado de emergência seja decretado.

Ainda em Brasília, Marcelo Déda acionou as secretarias de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Planejamento, Agricultura e Desenvolvimento Rural e Agrário, Casa Civil, Cidade e Integração Municipal e Coordenação Política para auxiliar os prefeitos a seguirem os procedimentos exigidos para a decretação do estado de emergência e para a concessão do Seguro-Safra. A determinação do governador e que os secretários acompanhem o processo e que, se necessários, técnicos da Defesa Civil e das secretarias viajem até Brasília para ajudar no processo.

Da audiência participou, ainda, o secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Costa Guimarães. O governador foi acompanhado pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.